MPSC adverte município de Florianópolis sobre regularização fundiária
04/03/2021
Órgãos ambientais coletam água de coloração escura na Costa da Lagoa para análise
04/03/2021

Floram e IMA fazem nova vistoria na Lagoa da Conceição

Foto: divulgação/PMF

Local está impróprio para banho em toda a sua extensão

Floram e IMA realizaram vistorias durante toda a manhã desta quarta-feira (3), na Lagoa da Conceição, tanto em terra, quanto na água.

A vistoria em terra foi focada na área da ETE da Barra da Lagoa (próximo ao Terminal Lacustre do Rio Vermelho), e teve o acompanhamento da CASAN. Na água, foi realizada inspeção visual em diversos trechos da laguna, incluindo o Canal da Barra, especialmente ao longo da margem oeste.

Os pesquisadores do Projeto “Ecoando Sustentabilidade” da UFSC (Laboratório de Ficologia) acompanharam a vistoria embarcada e realizaram coletas com o objetivo de monitorar o afloramento de microalgas que produzem substâncias tóxicas, motivo pelo qual o contato com a água deve ser evitado, conforme comunicado emitido pela Floram e IMA nesta manhã.

“Enquanto essa alga continuar a apresentar concentrações elevadas na água, e não tivermos certeza sobre as possíveis consequências para a saúde humana e do ecossistema da lagoa, por precaução, entendemos que todo o ambiente deve ficar com uso restrito.” – ressalta Mariana Coutinho, bióloga da FLORAM e membro do Grupo de Trabalho Especial criado para atender a situação da lagoa.

Floram, IMA e UFSC continuam trabalhando em parceria para tentar compreender os acontecimentos recentes na Lagoa da Conceição e encontrar soluções em curto, médio e longo prazo. Novos comunicados conjuntos devem ser divulgados nos próximos dias, até que a Lagoa retorne a sua normalidade.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMF

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *