Revisão do Plano Diretor de Florianópolis provoca racha no Conselho da Cidade
25/03/2021
No coração do Mercado Público: relógio raro faz parte da história de Florianópolis
25/03/2021

Abrasel cobra ajuda do setor público por meio outdoors

Em outdoors, associação de restaurantes cobra ajuda do Estado (Foto: Abrasel, Divulgação)

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 25/03/2021)

Entre os setores mais afetados pelas novas restrições para conter a pandemia está o de gastronomia, que aponta uma redução até superior a 80% na capacidade de geração de receita. Como nem o governo do Estado, nem prefeituras concederam, até agora, ajuda ao setor por meio de auxílio e outras medidas econômicas, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Santa Catarina (Abrasel-SC) decidiu lançar uma campanha pública em outdoors para chamar a atenção.

– Governador, salvar vidas e empregos é essencial. Auxílio econômico já!- diz o outdoor assinado pela Abrasel.

De acordo com o presidente da entidade, Rapahel Dabdab, a geração de receita inferior a 20% da capacidade não permite arcar com os custos fixos de aluguel, salários, IPTU, taxa de lixo e outras contas. A situação é mais crítica de negócios que atendem mais à noite. Ele adverte que sem ajuda econômica que pode vir com redução de ICMS, refis, isenção de ICMS de energia elétrica, isenção de cobrança de água e outras medidas que já foram concedidas em outros estados, empresas do setor morrerão uma a uma.

O empresário informa que a Abrasel enviou um ofício ao governador Carlos Moisés dia 16 deste mês solicitando auxílio e propondo medidas, mas ainda não veio um retorno. Segundo ele, a entidade também já solicitou ajuda à Secretaria de Estado da Fazenda, mas a resposta foi de que somente a indústria receberia auxílio. Prefeituras também foram procuradas, mas, até agora, somente a de Nova Veneza, no Sul de Santa Catarina, postergou impostos para evitar o colapso do setor turístico.

Além da Abrasel, a Fecomércio-SC, a Ampe Metropolitana e também a Câmara de Desenvolvimento Econômico da Fecam têm pressionado por um socorro mais efetivo para empresas que não estão podendo trabalhar em função de restrições necessárias para conter a pandemia.

Conforme Dabdab, é muito mais barato para o Estado ajudar empresas que estão em atividade, do que deixar fechar e, depois, esperar novos investidores. Novos negócios não estarão prontos até o final do ano, quando a população estará vacinada e as atividades poderão voltar com toda a capacidade. Desde que começou a pandemia, em março do ano passado, cerca de 40% das empresas do setor de bares e restaurantes fecharam no litoral de SC e 45% dos trabalhadores foram demitidos, estima a Abrasel.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *