Crescimento desordenado traz consequências negativas até hoje para a Lagoa da Conceição
23/02/2021
Cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz receberá bancos e pavimentação
23/02/2021

Vida marinha na Lagoa da Conceição está comprometida, diz laudo da UFSC

Pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) emitiram o primeiro relatório de monitoramento da qualidade de água da Lagoa da Conceição após o rompimento da lagoa artificial da ETE da Casan.

O documento confirma o comprometimento da vida da comunidade bêntica – organismos que dependem da vida marinha pra sobreviver – na Lagoa da Conceição, promovida pelo lançamento de efluente tratado, com análise de oito amostragens coletadas ao longo de duas semanas após o desastre ocorrido no dia 25 de janeiro de 2021.

Com o rompimento da lagoa da Casan após dias de fortes chuvas, toneladas de sedimentos (areia) e de matéria orgânica foram despejados na Lagoa da Conceição.

O sedimento arenoso transportado pela enxurrada depositou-se numa área às margens da lagoa e modificou a topografia do local. Para efeitos de estudo, esse local foi designado como ponto zero pelos pesquisadores.

(Confira a matéria completa em ND, 23/02/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *