Empreendedorismo: como fundos de aval apoiaram o desenvolvimento do ecossistema de inovação em Santa Catarina
03/02/2021
Engordamento de praias de Florianópolis: contrato para projetos é assinado
03/02/2021

Santa Catarina investe em gestão de dados para monitoramento do turismo local

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) vem avançando no campo de gestão de dados para o monitoramento do turismo do estado. O órgão lançou, recentemente, a Central de Inteligência do Turismo que vai oferecer suporte técnico e tecnológico para o trabalho de coleta, monitoramento e análise de indicadores do setor. A iniciativa tem o objetivo de embasar a tomada de decisões e a criação de políticas públicas eficazes para o desenvolvimento do turismo catarinense.

O primeiro passo para a criação da Central foi dado ainda no ano passado com o lançamento do Almanach, painel de dados sobre o turismo de Santa Catarina alimentado continuamente e que contém informações como o número de empresas de turismo, registros no Cadastur, empregos gerados, tipos de negócios e arrecadação de ICMS. Os dados abertos são obtidos de fontes oficiais como a Secretaria de Estado da Fazenda, Junta Comercial do Estado, ministérios do Turismo e da Educação, Secretaria Especial do Trabalho, entre outras.

Outros dados estão sendo gradativamente incorporados, como a movimentação em aeroportos, fronteiras, parques temáticos, unidades de conservação e terminais rodoviários, assim como gastos efetuados com cartões, pesquisas, condições de balneabilidade, previsão do tempo, consumo de água e energia elétrica.

O presidente da Santur, Leandro Ferrari, explica que depois de coletados, esses dados precisam ser analisados e correlacionados, gerando informação, que precisa ser trabalhada para se tornar conhecimento e, finalmente, inteligência. Para isso, foi criada uma estrutura na sede do órgão, em Florianópolis.

“Pela primeira vez temos estrutura para analisar e gerir dados. Uma estrutura participativa, criada para integrar cada vez mais o trade, as entidades representativas do turismo e os gestores públicos. Esse espaço dentro da Santur é mais um passo para consolidarmos um modelo de gestão baseado em dados, o que é fundamental para fortalecer os destinos turísticos e alcançar melhores resultados”, destaca Ferrari.

A Central de Inteligência vai integrar o trabalho realizado pelo Observatório de Turismo de SC e pela Rede de Inteligência do Turismo, formada pela Santur, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC), além do trade turístico, instituições de ensino e demais entidades representativas do setor e outros atores que queiram contribuir e compartilhar dados e informações que auxiliem o setor turístico no estado.

(Ministério  do Turismo, 02/02/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *