IMA e UFSC divergem sobre balneabilidade da Lagoa da Conceição após desastre
16/02/2021
Controladores de tráfego ajudam a melhorar a mobilidade do trânsito de Florianópolis
16/02/2021

Os principais desafios da nova Secretaria do Meio Ambiente de Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 15/02/2021)

Ex-presidente da Câmara de Florianópolis, Fábio Braga está assumindo como primeiro titular da Secretaria do Meio Ambiente, criada na minirreforma administrativa aprovada no mês passado.

“Precisamos buscar uma proteção ambiental deixando claro o que pode e o que não pode, com respostas rápidas, evitando a clandestinidade”, afirmou à coluna.

O que pode se esperar da nova Secretaria de Meio Ambiente? O que vai nortear o trabalho da pasta recém-criada?
É uma honra ser o primeiro a estrear na pasta recém criada do meio ambiente. A minha vida foi baseada em relacionamento com entidades e, nos últimos anos, presidindo a Câmara de Florianópolis.

Busquei sempre trabalhar visando um desenvolvimento sustentável para a cidade e deixando legado por onde passei. Sou advogado de formação e, portanto, um legalista.

Precisamos buscar uma proteção ambiental deixando claro o que pode e o que não pode, com respostas rápidas, evitando a clandestinidade.

Com a mudança aprovada, a coleta de lixo será transferida para a secretaria. Como vai ser essa gestão e, na prática, o que muda para a população?
A orientação é manter um bom serviço de coleta com um custo justo para a cidade pagar. Essa é a missão que terei à frente da coleta. Queremos buscar novas alternativas de destino final para os resíduos.

Quero acelerar também os bons projetos de coletas de verdes, de recicláveis, e até mesmo de orgânicos.

É favorável à criação do Revis Meiembipe (Refúgio de Vida Silvestre Municipal), maior unidade de conservação de Florianópolis proposta pela Floram?
Sou favorável e o prefeito Gean Loureiro também. Ele já me passou a missão. Este governo será o que mais criou áreas preservadas na história de Florianópolis.

Falando em Floram, como fica o papel da Floram nessa nova etapa do governo? Internamente, há receio de enfraquecimento da fundação.
Não é uma questão de fortalecer ou enfraquecer órgãos. O meio ambiente ganhou uma secretaria exclusiva em Florianópolis. A cidade merecia! O tema, portanto, está sendo fortalecido.

Como garantir desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, fundamental para preservação das belezas naturais, principal atrativo para os turistas?
Regras claras e respostas rápidas do município para quem quer empreender ou construir, simplificando e desburocratizando.

Se deliberamos rápido, mesmo que seja para uma resposta negativa, diminuímos a clandestinidade.

Qual vai ser a contribuição da secretaria na discussão sobre as alterações ao Plano Diretor?
Vamos apoiar no trabalho que já vem sendo feito de maneira transversal no governo com apoio do Conselho da Cidade.

Acredito que precisamos aperfeiçoar normas que atualmente estimulam a construção ilegal em Florianópolis.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *