CDL de Florianópolis entrega Agenda Positiva ao novo secretário de Segurança Pública
22/02/2021
Balsa na Beira-Mar Norte gera curiosidade; entenda a relação com a Marina de Florianópolis
22/02/2021

Novo secretário de segurança em Florianópolis aponta trânsito, ambulantes e morador de rua como prioridades

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 19/02/2021)

O novo secretário de segurança pública de Florianópolis, Araújo Gomes, disse, em conversa com a coluna, que as prioridades da pasta serão as pessoas em situação de rua, os vendedores ambulantes e o trânsito. Trata-se de um problema social muito grave e de difícil solução. Os vendedores ambulantes estão tentando sobreviver. Entretanto, praticam concorrência desleal com o lojista que paga aluguel, energia, água, IPTU, recolhe ICMS e emprega trabalhadores formais.

Quanto às pessoas que vivem nas ruas, o cenário foi agravado pela crise econômica. Há aqueles que perderam emprego e não conseguem pagar mais o aluguel, mas também os dramas pessoais, familiares e a dependência química.

O ex-comandante da Polícia Militar (PM-SC) pretende aliar a assistência social com a ordem pública. “A ideia é uma articulação política para lidar com isso, levando-se em consideração o momento no qual nós estamos vivendo e o impacto disso no uso do espaço público da cidade”, afirmou.

Para melhorar a mobilidade urbana, Gomes defende o uso de ferramentas tecnológicas e integração. “É impossível falarmos em segurança na capital sem pensar de forma metropolitana”, diz o coronel.

A pasta vai trabalhar num formato semelhante ao aplicado no Estado. Será em formato de colegiado, mas com a figura do secretário e sem rodízio. Farão parte do grupo a Guarda Municipal, Defesa Civil e Susp.

“Iremos trabalhar com reuniões semanais e baseadas em indicadores”, concluiu o secretário.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *