Floripa cada vez mais iluminada
15/02/2021
Rua Crispim Mira, no Centro, terá asfalto em toda extensão
15/02/2021

Blitz Sanear: multas por crime ambiental no Centro e 27 casos de esgoto na pluvial no Córrego Grande

foto/divulgação: Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede

Em blitz semanal contra esgoto irregular, força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e Casan multou dois prédios com ligações irregulares no Centro e flagrou 27 imóveis, em uma única rua do Córrego Grande, com esgoto conectado à rede de drenagem pluvial.

A fiscalização também passou, em operações realizadas entre segunda e quinta-feira (11/02), pela Ponta do Coral e pelos bairros Agronômica, João Paulo, José Mendes, Rio Tavares, Canasvieiras e Ingleses.

Na quarta-feira (10/02), a Blitz Sanear fiscalizou imóveis da Rua Capitão Américo, no Córrego Grande, e encontrou cenário de gravidade: 27 casas lançando esgoto diretamente na rede de drenagem. A Floram deu aos proprietários prazo de 15 dias para regularização, do contrário serão multados. Um prédio da mesma rua foi notificado pela Vigilância Sanitária por não estar conectado à rede coletora de esgoto. A equipe voltará a este endereço nas próximas ações.

No bairro João Paulo, ainda na manhã de quarta-feira, a força-tarefa identificou pluvial com grande volume de esgoto entre as ruas Maestro Villa Lobos e Waldemar Figueiró. Não sendo possível determinar a origem do efluente, a Vigilância Sanitária requereu Habite-se e projeto hidrossanitário de dois imóveis do local.

Na primeira ação da semana, na manhã de segunda-feira (08/02), a Blitz Sanear fiscalizou imóveis no Centro e na Agronômica, em regiões próximas à Beira-Mar Norte, e na Ponta do Coral.

Dois prédios residenciais na Rua Duarte Schutel, flagrados com esgoto lançado na pluvial pelo Floripa Se Liga Na Rede e não regularizados no prazo, foram fiscalizados pela força-tarefa. Como continuavam cometendo crime ambiental, ambos foram multados pela Floram. Um terceiro prédio, que também constava como irregular após inspeção do programa, encontrava-se em obras de adequação e agendará o retorno.

Na Ponta do Coral, o grupo de fiscalização identificou alguns ranchos com pia e chuveiro sendo lançados no mar. Na Agronômica, a rede de drenagem pluvial da Servidão Elvira Gravé Vieira apresentava grande vazão. Será preciso inspecionar os imóveis mais próximos, uma vez que não foi possível identificar, durante a operação, quais deles eram responsáveis pelo lançamento irregular.

Ingleses, Canasvieiras, José Mendes e Rio Tavares – Dois condomínios no Norte da Ilha foram multados pela Floram por crime ambiental em operação na manhã de quinta-feira (11/02). O primeiro, de vários blocos, localiza-se na Rod. Tertuliano Brito Xavier, em Canasvieiras. Na Rua dos Curiós, em Ingleses, onde fica o segundo condomínio multado, há necessidade de caminhão para sugar a rede pluvial.

Por fim, na terça-feira (09/02), a força-tarefa – formada por fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura (PMF) e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede – foi a José Mendes e ao Rio Tavares, identificando problemas de vazamento na Travessa Alto da Boa Vista, no primeiro bairro, e pluvial cheia de esgoto na Servidão Teixeira, no segundo.

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 120 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Ribeirão da Ilha, Tapera, Campeche, Centro, Rio Vermelho, Santinho e Canasvieiras.

(PMF, 12/02/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *