Comcap: Justiça determina bloqueio de R$ 600 mil de sindicato de Florianópolis
26/01/2021
Apoio para Florianópolis avançar com inclusão
26/01/2021

O projeto para tornar Paris uma ‘cidade de 15 minutos

Ter acesso a todos serviços básicos, trabalho e lazer a uma distância de 15 minutos a pé do lugar onde se mora. A visão, defendida pelo professor franco-colombiano Carlos Moreno, da Universidade de Sorbonne, está na pauta da prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Com o nome de “cidade de 15 minutos”, “cidade inteligente ” ou “cidade do futuro”, a ideia é considerada uma tendência no planejamento urbano.

No seu primeiro mandato na capital francesa, Hidalgo limitou a circulação de carros, ampliou as ciclovias e abriu mais ruas para pedestres. Na campanha pela reeleição que a levou à vitória em julho de 2020, apresentou como proposta a ideia de Moreno, que defende o conceito desde 2008 e se tornava conselheiro de mobilidade de Paris em 2015.

Em linhas gerais, numa cidade do tipo é possível ter acesso aos serviços relevantes para o cotidiano – como trabalhar, ter aulas, ir a restaurantes, cinemas e outras atividades culturais – em 15 minutos caminhando ou de bicicleta.

O conceito já foi objeto de estratégias e investimentos em lugares como Ottawa, no Canadá, Detroit, nos Estados Unidos, e Barcelona, na Espanha, segundo especialistas.

(Confira a matéria completa em Nexo, 24/01/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *