Prefeitura amplia coleta de lixo e divulga roteiros que serão feitos até o fim de semana
28/01/2021
Rompimento de lagoa em Florianópolis pode ameaçar animais e plantas, diz pesquisador
28/01/2021

Nutricionista do HU-UFSC alerta para importância da doação de leite humano

Profissionais da maternidade do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) alertam para a importância da doação de leite materno, devido à demanda e à necessidade de manter a oferta. Conforme os especialistas, o leite humano é fundamental para a saúde e desenvolvimento do bebê e, em alguns casos, como o de bebês muito prematuros, é o único alimento recomendado pelo médico.

A nutricionista do HU Viviane Rodrigues Gonçalves da Silva Dingee afirmou que o leite humano tem todos os nutrientes necessários para o bebê e sua composição varia de acordo com o crescimento da criança. “Ou seja, o leite é adaptado para cada fase do desenvolvimento do bebê, oferecendo exatamente o que ele precisa”, explicou.

Além disso, o leite humano ajuda no fortalecimento da imunidade, reduz a possibilidade de infecções e doenças respiratórias, entre outros benefícios, como oferta de proteínas que são mais facilmente digeríveis pela criança. “Por tudo isso, nós incentivamos fortemente a doação, para que os bancos da cidade consigam manter os estoques e oferecer para as crianças que precisam, principalmente as crianças prematuras, quando as mães não conseguem amamentar seus filhos”, complementou.

Geralmente, as profissionais das maternidades incentivam as mães que podem e conseguem doar. “Quando encontramos uma mãe que apresenta uma grande produção de leite materno durante a sua internação, a gente mesmo seleciona os exames solicitados pelos bancos de leite, fazemos a coleta e encaminhamos”, explicou.

A coordenadora da Central de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciam) do HU-UFSC, Isabel Maliska, disse que as mães que amamentam e querem e podem doar devem procurar diretamente os bancos de leite das cidades. Para moradores da região de Florianópolis, há dois bancos na cidade (na Maternidade Carmela Dutra e no Infantil) e um banco em São José (no Hospital Regional).

Para doação de leite na região de Florianópolis

– Banco de Leite Humano Maternidade Carmela Dutra (Centro), telefone 48-3251-7552

– Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Agronômica), telefone 3251-9141

– Banco de Leite Humano do Hospital Regional de São José – Dr. Homero de Miranda Gomes (Praia Comprida), telefone 3271-9158

(gov.br, 28/01/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *