Antonieta de Barros: sem verba federal, recuperação de prédio histórico vai atrasar
07/01/2021
Floram realiza nova demolição de construção irregular em área de dunas
08/01/2021

Índios ocupam terminal em Florianópolis e prefeitura negocia saída do local

O Terminal de Integração do Saco dos Limões (Tisac) foi isolado pela Guarda Munipal de Florianópolis por volta das 10h desta quinta-feira (7). No local, a secretária de Assistência Social Maria Cláudia Goulart da Silva tentava negociar com um grupo indígena para que deixasse o local.

Cerca de 50 índios ocuparam o terminal desativado no início da manhã, mas a prefeitura afirma que uma decisão judicial impede a instalação provisória deles no local devido aos riscos de disseminação do coronavírus. A reportagem da CBN Diário não conseguiu contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai) até a publicação desta notícia.

Maria Cláudia Goulart da Silva informou, em entrevista ao Notícia na manhã, desta quinta que a Funai e os líderes indígenas foram informados da decisão e afirmou que a prefeitura deve construir uma casa de passagem para recebê-los, mas ainda não está definido o terreno onde poderá ser instalada a edificação.

Ouça entrevista com Maria Cláudia Goulart da Silva:

Todos os anos, os indígenas vêm a Florianópolis para comercializar artesanato nas praias e nas últimas temporadas, têm ficado no Tisac, apesar da precariedade das instalações.

Em dezembro, antes da pandemia no país, a Justiça havia definido que os indígenas poderiam ficar no Tisac durante o verão, mas o entendimento mudou após a crise sanitária.

Conforme Maria Cláudia Goulart, a prefeitura negocia para que os indígenas retornem a suas cidades de origem.

(CBN Diário, 07/01/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *