Santa Catarina entrega Selo Arte para Frescal de São Joaquim
18/12/2020
Blitz contra esgoto irregular multa por crime ambiental e intima imóveis no Norte da Ilha
18/12/2020

TV UFSC exibe ‘Fortalezas de Santa Catarina: a construção de um patrimônio para a humanidade’

A reportagem que mostra as obras de restauração em fortalezas catarinenses e a candidatura dos bens a patrimônio mundial da Unesco estreia neste sábado, 19 de dezembro, às 15h30, na TV UFSC. O Trabalho de Conclusão de Curso, produzido pelo estudante de Jornalismo Eduardo Iarek, aborda a expectativa em relação a possibilidade de reconhecimento da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim como Patrimônio Cultural da Humanidade. Fechadas por conta da pandemia, duas fortificações catarinenses administradas pela UFSC recebem obras de restauração desde o início do ano e também são tema da reportagem.

O conteúdo conta com entrevistas de historiadores, arquitetos, especialistas das áreas de arqueologia, engenharia e pedagogia, representantes de entidades envolvidas na candidatura, além de relatos de visitantes que já passaram pelas fortalezas. “A principal dificuldade da produção desta reportagem em vídeo foi desenvolver a parte prática durante o período de isolamento social. O pré-projeto de 2019 precisou ser adaptado, já que naquela época nem se imaginava a possibilidade de uma pandemia”, explica Eduardo.

“Apesar das dificuldades de produção, acredito que o conteúdo é rico em informações históricas e representa também um registros desse momento de obras, pandemia e possibilidade de reconhecimento internacional das fortalezas”, completa.

Serviço:

O que: exibição da reportagem “Fortalezas de Santa Catarina: a construção de um patrimônio para a humanidade”.

Onde: TV UFSC, canal 63.1 da TV aberta, 15 da NET, ou site http://tv.ufsc.br/ao-vivo/.

Quando: sábado (19), às 15h30.

(UFSC, 17/12/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *