Nova inspeção verifica ausência de floração de algas na Lagoa do Peri
02/12/2020
Greve da Comcap abre caminho para privatização do serviço em Florianópolis
02/12/2020

Florianópolis terá 182 guarda-vidas nas praias, mas não poderão fiscalizar aglomerações

O Corpo de Bombeiros está preparando uma ampla estrutura para estar nas praias a partir do dia 15 de dezembro. A cidade terá 182 guarda-vidas, por dia, nas praias para a proteção de banhistas, moradores e turistas. Nessa temporada 20/21 os agentes terão à disposição máscaras de proteção contra o coronavírus (covid-19). Eles também vão orientar banhistas quanto aos cuidados no mar e na conduta para evitar o contágio da doença.

Diogo Losso, comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, explicou ao Conexão como será o quantitativo de guarda-vidas nas praias. Com a formatura de novos guarda-vidas civis, alguns já entram em escala. Porém, a maioria vai assumir os postos de atendimento a partir do meio de dezembro.

“Algumas praias foram senti ativadas, gradativamente, em outubro e novembro. E agora já estamos com todas as praias ativadas. Vai aumentando, agora, o efetivo. A partir do dia 15 de dezembro, chegaremos a ter 182 guarda-vidas, por dia de serviço, em Florianópolis. (…) Os novos 97 se somam aos 250 que já estavam na operação veraneio do ano passado, chegando a cerca de 350 guarda-vidas nas escalas”, contou.

Os guarda-vidas civis não terão poder de polícia, mas poderão orientar as pessoas a evitar aglomeração nas praias, devido a continuidade da pandemia. Por não ter cargo público, ele não possui autonomia para isso. Porém, poderão orientar as autoridades para proceder na fiscalização.

“Tem todo um protocolo. Está sendo fornecido máscara, equipamentos, álcool em gel. Está sendo orientado evitar aglomerações no posto. O pessoal tem que ficar atuando na faixa de areia fazendo prevenção. (…) O que orientamos é que as pessoas respeitem as normas sanitárias e das prefeituras. O que vamos fazer é só orientar, quanto as aglomerações. Não vamos fazer fiscalização”, comentou.

O Corpo de Bombeiros orienta que as pessoas tomem banho sempre perto de um posto de monitoramento.

Bandeiras de orientação

Verde – Mar calmo

Amarela – Mar agitado

Vermelha – Mar perigoso

Lilás – Presença de aguas vivas

Preta – Posto desativado

Infraestrutura
Alguns postos foram revitalizados. Um deles, na Lagoa do Peri, ficou destruído pelo ciclone bomba no meio do ano. Porém, alguns estão sendo revitalizados. O trabalho depende de licitações e liberações ambientais, já que as praias são áreas de proteção permanente.

“Estamos buscando melhorar a infraestrutura. Fizemos a recuperação de postos. O posto da Lagoa do Peri foi destruído e reconstruído. Estamos finalizando a reconstrução do posto da Praia do Moçambique. Esbarramos nas licitações, mas estamos fazendo”, comentou Losso.

(Jornal Conexão, 01/12/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *