Fortalezas.org ultrapassa a marca de 2.400 fortificações cadastradas pelo mundo
16/12/2020
Base aliada define nome de novo presidente da Câmara de Florianópolis
16/12/2020

A participação catarinense no projeto pioneiro de ônibus 100% elétrico no país

Fundação CERTI é parceira da EDP Energia, VIX Logística e WEG no desenvolvimento do BYD DF9, primeiro ônibus elétrico para uso rodoviário do país, que deve começar a circular no Espírito Santo.

Em breve, o Brasil deverá contar com o primeiro ônibus 100% elétrico para transporte de passageiros, dando início a uma nova fase na mobilidade urbana. O BYD DF9 terá autonomia de 350 km, o que permite operações de fretamento para curtas e médias distâncias e deve começar a rodar no Espírito Santo, ainda sem data confirmada, atendendo clientes da VIX Logística (empresa do Grupo Águia Branca) para transporte de funcionários de empresas do estado capixaba.

O projeto, que está em fase de testes, tem participação de empresas e entidades catarinenses: enquanto a gestão geral está a cargo da subsidiária de energia EDP e a VIX será a operadora (realizando testes de funcionalidade), a Fundação CERTI, em Florianópolis, contribui com estudos de mercado, questões regulatórias, modelagem de negócios e análise de viabilidade econômica. Além destes, a WEG, multinacional fundada em Jaraguá do Sul, participa como fornecedora das soluções para recarga rápida das baterias de íons de lítio do ônibus.

Com duração de 18 meses e investimento total de R$ 6,6 milhões, o projeto é composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidades e do modelo de negócio, com o objetivo de se avaliar as condições e custo-benefício para uma possível ampliação futura, inclusive junto a outros mercados e parceiros.

O projeto foi viabilizado através de uma chamada estratégica de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), promovida pela ANEEL em 2019. “O projeto contribui com um dos segmentos com o maior potencial de mercado na área de mobilidade elétrica, que é o segmento de frotas de ônibus elétricos. O desenvolvimento deste segmento possibilita benefícios econômicos e socioambientais de alto valor, ao mesmo tempo em que gera grandes oportunidades e sinergia entre os setores de eletromobilidade e de energia elétrica”, afirma Cesare Quinteiro Pica, diretor de Energia Sustentável da CERTI.

VANTAGENS DO ELÉTRICO: SUSTENTABILIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS

Entre as principais vantagens do ônibus elétrico estão a eliminação de emissão de gases resultantes da queima de combustíveis sólidos, assim como a eliminação de ruídos internos e externos. Por ser silencioso, o veículo também leva vantagem oferecendo maior conforto aos passageiros. Segundo o presidente da VIX, Kaumer Chieppe, o projeto contará com testes em ambiente real, em linhas selecionadas “e nos possibilitará evoluir para obtenção de custos competitivos em tecnologias alternativas ao diesel”.

O custo operacional chega a ser de 60 a 70% menor em comparação com um ônibus a diesel convencional, e o número menor de peças (300 em vez de 2 mil, nos veículos com motor a combustão)  reduz em até 60% a necessidade de manutenção. Para recarregar a bateria de íons de lítio do ônibus elétrico estima-se o tempo médio de 3 a 4 horas, dependendo do nível de carga das baterias, e gera autonomia para rodar cerca de 250 a 350 km com uma só recarga.

A ampliação e massificação do uso dos ônibus dentro do ecossistema da mobilidade elétrica tem um grande potencial para popularizar o mercado, bem como trazer inúmeros benefícios ambientais evitando a emissão de CO2 na atmosfera. Esperamos que seja o início de um legado positivo para o país”, destaca Nuno Pinto, Head de Mobilidade Elétrica na EDP Brasil.

(SC Inova, 15/12/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *