Setor de eventos da Grande Florianópolis terá retrocesso de uma década, afirma Fortur
16/11/2020
IMA anuncia ações para minimizar impactos da estiagem em Santa Catarina
17/11/2020

Jurerê Internacional, 40 anos

Artigo de Zena Becker
Coordenadora do Movimento Floripa Sustentável

Vou começar esta homenagem às quatro décadas de fundação de Jurerê Internacional pelo empresário Péricles de Freitas Druck e seu Grupo Habitasul indo ao fundo do baú para buscar um artigo intitulado ‘A Ilha Careca’, publicado em 14 de maio de 1976 no caderno especial ‘Brazil, Capital Desterro’, do jornal O Estado, cuja temática principal era a preocupação com o futuro da Capital catarinense.

De autor desconhecido, o artigo dizia que “a cidade cresceu desordenada, caótica e imaginou-se um Plano Diretor que orientasse esse crescimento”. Porém, isso só se tornou realidade “seis anos depois de marchas e contramarchas, mas ainda há tempo de impedir que a cidade se torne um centro desumanizado, neurotizante”.

E o redator finalizava: “Isso talvez seja possível se soubermos olhar para o passado e dele extrair lições para que do futuro não se joguem pedras contra nós”. Chego a me emocionar ao reler esse texto porque, se o publicássemos hoje, ele seria tão atual que não haveria o que corrigir.

Esta é hoje a bandeira do Floripa Sustentável e, novamente, “marchas e contramarchas” nos impedem de ter um Plano Diretor atualizado, moderno e que prepare nossa cidade para o futuro. Mas por que cito aqui esse caderno especial de 44 anos atrás? É porque já naquele momento a Habitasul Crédito Imobiliário S.A. patrocinava e participava ativamente desse caderno e de outras ações criadas à época para cuidar do futuro da nossa cidade – como, aliás, como faz até hoje.

Quatro anos após a publicação de ‘Brazil, Capital Desterro’, o visionário Péricles de Freitas Druck assombrava a cidade então provinciana com a apresentação do Masterplan de Jurerê Internacional, com quatro pilares: preservação ambiental, preservação cultural, infraestrutura (inclusive com um serviço próprio de água e esgoto, o SAE, ainda hoje uma referência) e a dimensão humana, com convivência harmônica e qualidade de vida.

De lá para cá, todos sabemos a história, porque Jurerê Internacional fez e faz parte da vida de gerações de moradores e turistas. Nos últimos quinze anos, com seus beach clubs, o IL Campanario e o Jurerê Open Shopping, colocou Florianópolis como um dos desejados destinos turísticos do planeta, reportagem especial do New York Times, ‘A place to be’ (lugar para se estar) e referência de sustentabilidade no país e no exterior.

Por isso, o muito obrigado de Florianópolis para Péricles e toda a família Druck, por terem, há mais de quatro décadas, se dedicado ao nosso futuro. Sofreram duros golpes, mas nunca pensaram em desistir e deixar a cidade. Pelo contrário, mostram por ela um amor inabalável: parabéns Jurerê Internacional!

(ND, 16/11/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *