PGJ cobra prioridade na reabertura de escolas e maior efetividade na fiscalização do enfrentamento à COVID
20/11/2020
Começaram as atividades para implantação de esgoto nos bairros João Paulo e Saco Grande, na Capital
20/11/2020

Força-tarefa contra esgoto irregular multa imóveis no Sul e no Norte da Ilha

Em blitz contra esgoto irregular, força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan notificou e multou por crime ambiental, nesta semana, imóveis no Campeche, no Sul da Ilha, e nas praias de Daniela e Santinho, no Norte, com três lacres de fossas e tubulações clandestinas.

A primeira operação do grupo, realizada na manhã de segunda-feira (16/11), fiscalizou casas e condomínios em três endereços do Campeche. Na Servidão Recanto das Dunas, próxima à praia, imóvel multifamiliar com esgoto de tanque e máquina de lavar ligados à rede de drenagem foi multado pela Floram e pela Vigilância Sanitária (VISA).

Uma casa na Travessa Ibiza com vazamento de esgoto no terreno – e na qual o proprietário resistiu a autorizar os testes – foi notificada e multada pela VISA. Mais três notificações e uma multa – por extravasamento de fossa na via pública – foram emitidas contra imóveis da Servidão Garapuvu do Sul e da já citada Recanto das Dunas.

No dia seguinte, terça-feira (17/11), uma fossa e uma tubulação foram lacradas na Av. das Palmeiras, em Daniela, em pontos com vazão de esgoto na rede pluvial. No mesmo endereço, próximo a um restaurante, foi solicitado à Intendência que abrisse parte da calçada – havia indicativo de problema na drenagem, mas sem possibilidade de visualização.

Na quarta-feira (18/11), a Blitz do Grupo Sanear Floripa – formada por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – fechou as operações da semana no Santinho.

Uma casa e um prédio de seis apartamentos com a mesma irregularidade, esgotos de tanque e máquina de lavar conectados à rede pluvial, foram multados por crime ambiental pela Floram, com um lacre. Outros dois condomínios com problemas nos sistemas de tratamento individual – um na mesma rua e outro na Servidão Dejalma Manoel Jorge (Rua da Léia) – foram notificados pela VISA e pela Floram, respectivamente.

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 100 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Ingleses, Santinho e Campeche.

(Casan, 19/11/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *