UFSC e Ministério do Turismo firmam parceria para diagnóstico de transporte turístico no país
13/10/2020
Nova área de preservação em Florianópolis: moradores estão apreensivos com mudanças
13/10/2020

SC-401 terá terceira faixa no morro do Jardim da Paz, no João Paulo

Um dos pontos mais problemáticos da SC-401, a rodovia mais movimentada do Estado, terá sua capacidade de tráfego ampliada. A construção de terceira faixa na subida do morro ao lado do Cemitério Jardim da Paz, no bairro João Paulo, é um das obras previstas em edital de contratação lançado nesta sexta-feira (9) pelo governo do Estado.

A Secretaria de Infraestrutura incluiu na licitação, orçada em R$ 695 mil, a construção da terceira faixa nos dois sentidos desse trecho da estrada. A lentidão de veículos pesados na subida, principalmente no sentido centro, é uma das principais causas de congestionamento na 401.

Também estão nesse pacote uma via marginal de ligação entre o Caminho dos Açores e o acesso ao bairro Cacupé, ao lado da SC-401 (sentido centro); a ligação das vias marginais entre quilômetros 14,1 e 16,4, no trecho próximo ao Floripa Shopping, no sentido norte; e integração do sistema cicloviário entre os quilômetros 14,1 e 19,3.

– Após essas intervenções, nós teremos uma nova realidade para a SC-401 no que se refere à mobilidade – garante o secretário Thiago Vieira.

As obras já haviam sido prometidas pelo secretário em agosto, em entrevista à CBN Diário. Os projetos devem ficar prontos em até 300 dias após a ordem de serviço.

Atualmente, estão em execução trabalhos de recapeamento na SC-401 e melhoras em alguns trechos, como a implantação de terceira faixa ao lado do cemitério do Itacorubi, na saída da SC-404 para o Norte, e a troca da divisória central metálica por mureta de concreto. A nova rotatória no acesso ao João Paulo já está concluída.

Nós não tínhamos projetos com questões ambientais, nós temos detonações de rochas previstas, então é indispensável que tenhamos projetos para vencer essas etapas. Tão logo estejamos com esses projetos vamos estar resolvendo o norte da Ilha na questão da mobilidade.

Travessão do Rio Vermelho
A abertura do edital da 401 foi anunciada durante a entrega da obra no Travessão do Rio Vermelho, na sexta-feira (9), com a melhoria da intersecção da Rodovia João Gualberto Soares (SC-406) com a Rua Cândido Pereira dos Anjos. O ato de liberação da estrutura foi realizado com a presença do governador Carlos Moisés. Uma rotatória foi construída nesse cruzamento para reduzir o número de acidentes e facilitar o deslocamento.

O governador destacou que a obra faz parte de um plano de recuperação de pontos críticos e mitigação de passivos ambientais em todo o Estado. A obra do Travessão iniciou em novembro de 2019, mas teve que ser paralisada por questões administrativas, sendo retomada em março de 2020. Os trabalhos chegaram a ser paralisados por conta da pandemia de Covid-19, mas foram reiniciados em abril.

(CBN, 09/10/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *