Força-tarefa recolhe mais de 200 cobertores de moradores de rua em Florianópolis
20/10/2020
Réveillon de Florianópolis não terá queima de fogos neste ano
20/10/2020

Projeto para formar criadores de softwares é lançado em SC

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 19/10/2020)

A falta de profissionais qualificados é uma das maiores preocupações do setor de tecnologia de Santa Catarina, que vê obstáculos ainda maiores nessa área para o futuro. Por isso está sendo lançado nesta segunda-feira o projeto DEVinHouse, iniciativa do Senai/SC – entidade da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) – e da empresa Softplan, com apoio da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). O programa é totalmente on-line e visa formar programadores (desenvolvedores) de softwares em curso com duração de apenas nove meses.

O presidente da Acate, Iomani Engelmann, chama a atenção para as projeções de que o Brasil poderá enfrentar falta de 100 mil profissionais qualificados na área de tecnologia nos próximos quatro anos caso a formação de profissionais da área técnica não seja acelerada. O empresário tem chamado a atenção também de que a área de tecnologia é uma alternativa de mudança de carreira para quem não está colocado no mercado de trabalho ou para quem quer mudar.

A primeira turma do programa DEVinHause terá quarenta alunos, as aulas começarão em 16 de novembro e serão oferecidas bolsas de estudos para custear até 70% da mensalidade do curso. A Softplan adianta que poderá contratar 10 alunos a partir do sexto mês do curso. Conforme Iomani, o plano é continuar esse projeto para atender, no futuro, outras demandas específicas de empresas de SC.

O diretor de Educação e Tecnologia da Federação das Indústrias (Fiesc), Fabrizio Machado Pereira, afirma que o Senai é uma das instituições do Brasil que mais formam programadores para a área de tecnologia da informação. Lembra ainda que essa atividade de criação de software é uma das que mais oferecem vagas no setor de tecnologia não só no Brasil, mas também no mundo.

O plano da Softplan, com esse programa, é ampliar e tornar mais rápida a formação de pessoas para o setor, explica o diretor executivo da companhia, Moacir Marafon, que também é vice-presidente da Acate na área de talentos. O projeto visa formar um programador full stack (para todas as etapas de criação de software) em apenas nove meses. Os interessados em fazer o novo curso podem ser inscrever até o dia 10 de novembro no site http://devinhouse.sesisenai.org.br

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *