Coordenadoria de Gestão Ambiental divulga ‘Manual para plantio de mudas e sementes na UFSC’
09/10/2020
Crise dos ônibus em Florianópolis: Justiça determina audiência de conciliação ente prefeitura e Consórcio
09/10/2020

Ônibus em Florianópolis voltam a receber pagamento em dinheiro

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 09/10/2020)

Nova portaria publicada pela prefeitura de Florianópolis faz alterações no transporte coletivo durante a pandemia do coronavírus. As modificações, além de alterarem a capacidade dos ônibus, também atingem a forma de pagamento. A partir desta sexta-feira, os veículos poderão receber até 70% do espaço total. Além disso, passará a ser aceito novamente o pagamento em dinheiro. Até então, os ônibus somente aceitavam o cartão do transporte.

As medidas, além de se encaixarem em novas medidas sanitárias, atendem a pedidos das empresas e dos trabalhadores. Com a crise financeira alegada pelo Consórcio Fênix, que opera o sistema na Capital, mais gente circulando nos ônibus trará maior volume de receita. A tendência é que com 70% da capacidade todos os assentos sejam liberados. Desde 12 de setembro, era permitido o uso de até 50% dos veículos.

A segunda medida responde a uma reivindicação do sindicato dos trabalhadores, o Sintraturb. Eles queriam o retorno do pagamento em dinheiro e faziam essa reivindicação junto à prefeitura por conta do serviço dos cobradores. Para a liberação, o município deve aplicar medidas sanitárias.

Crise dos ônibus
Nos bastidores, continuam os movimentos da prefeitura e do Consórcio Fênix para conter a crise financeira que pode afetar diretamente o serviço do transporte público. A decisão judicial que determina uma audiência de conciliação em até 20 dias levará a prefeitura a apresentar números para atender o reequilbrio econômico solicitado pelas empresas nos último meses.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *