Municípios da Grande Florianópolis realizarão testes de Covid-19 na população de baixa renda
01/10/2020
Fatos inéditos envergonham o Estado
02/10/2020

MPF faz nova denúncia contra o presidente da Alesc, Julio Garcia, na operação Alcatraz

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 01/10/2020)

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu a segunda denúncia contra o presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Julio Garcia, dentro da Operação Alcatraz. O documento foi finalizado nesta quinta-feira (1).

Além dele, outras 13 pessoas fazem parte da acusação da força-tarefa do MPF. A denúncia é pelos crimes de corrupção, peculato e fraude em licitação e contrato subsequente, segundo divulgação da procuradoria. Os demais envolvidos seriam operadores financeiros do presidente da Alesc, servidores públicos e empresários

Na denúncia, o MPF pede a devolução de R$ 1,1 milhão, atualizados, que teriam sido desviados em fraudes dos cofres do Estado.

O contrato investigado foi feito dentro da Secretaria de Administração, para “auditoria de contas (faturas telefônicas) no período (2010 a 2015)”, “serviços contínuos de gestão mensal baseada em número de linhas x faturas (carga + inconsistência + relatórios)” e “serviços contínuos de suporte, manutenção e evoluções da plataforma tecnológica web e gestão de contrato”.

A investigação diz que a o pregão eletrônico foi fraudado pelos envolvidos.

“Em outros termos, em vez de se limitar aos usuais 10% de propina – parâmetro muitas vezes encontrado em contratações públicas fraudadas – a organização criminosa nesse momento obteve vultoso e aviltante lucro (ilícito) de até 86% do valor do contrato”, diz a denúncia.

Esta é a segunda denúncia contra Julio Garcia em um mês dentro da Alcatraz. Na primeira, ele foi alvo da acusação de lavagem de dinheiro.

A defesa do parlamentar afirma que ainda não teve acesso à denúncia, por isso não vai se manifestar nesta quinta-feira. Segundo o advogado Cesar Abreu, “não há nada no inquérito que comprometa do deputado Júlio Garcia”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *