Inscrições para pré-incubação no bairro Monte Cristo vão até sexta-feira (23)
20/10/2020
Força-tarefa recolhe mais de 200 cobertores de moradores de rua em Florianópolis
20/10/2020

Empresa de ônibus de Florianópolis demite 200 trabalhadores

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 20/10/2020)

A crise econômica causada pelo coronavírus gerou mais demissões no transporte coletivo de Florianópolis. Nesta segunda-feira (19), a empresa Canasvieiras anunciou o desligamento de 200 trabalhadores. O número representa em torno de 38% do total de funcionários que operam o serviço no estabelecimento que fica localizado no Norte da Ilha. O comunicado das demissões aos demais trabalhadores foi feito através de uma “carta aberta aos colaboradores”.

Segundo o texto, a medida não “pode mais ser adiada” por conta dos “atuais problemas financeiros causados por tantos meses de paralisações do setor do transporte e retomada muito abaixo de uma operação normal”. A carta é assinada pela direção da Canasvieiras e traz explicações sobre o momento e as tentativas para que as demissões fossem evitadas.

Além das 200 saídas, de acordo com o texto, em torno de 515 trabalhadores continuam na empresa. A direção admite ao longo da carta as dificuldades para o pagamento dos salários e vale-alimentação. A suspensão de contratos possibilitada pelo governo federal e as negociações com o sindicato da categoria contribuíram para que os desligamentos não ocorressem antes, de acordo com o texto.

“A situação financeira só piora, não se vê luz no fim do túnel, não existe milagre para fechar as contas”, afirma a direção. A carta ainda agradece aos trabalhadores e diz que não significa o fechamento das vagas de trabalho com possibilidade de recontratação quando a situação melhorar.

As demissões não são exclusividade da Canasvieiras. A empresa Biguaçu, que opera na Grande Florianópolis, também desligou trabalhadores durante a pandemia. Recentemente, a Transol demitiu cerca de 30 funcionários.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *