Festival Viva a Lagoa 2020 acontece em formato digital, mas com o mesmo associativismo e união de sempre
27/10/2020
Empresa Cidadã e Top de Marketing e Vendas estão com inscrições abertas
27/10/2020

Documentos históricos de Santa Catarina são depositados em arquivo mundial no Ártico

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 27/10/2020)

Documentos históricos de Santa Catarina passam a fazer parte do acervo do Arquivo Mundial do Ártico. Os materiais foram enviados de forma digitalizada pelo Arquivo Público do Estado e pelo Centro de Informática e Automação (CIASC). Neles estão peculiaridades da formação do governo, do território, da economia e da sociedade catarinense ao longo de mais de três séculos.

O evento de oficialização da entrega dos materiais foi feito de forma remota por conta do coronavírus. O arquivo fica na Ilha de Svalbard, pertencente ao território da Noruega no oceano Ártico. A confirmação do depósito dos materiais no arquivo foi feita pelo presidente da Piql, empresa norueguesa responsável pelo espaço, Rune Bjerkestrand.

Durante o ato, ele disse: “CIASC, uma instituição pública de serviços de TI do Brasil, em colaboração com o Arquivo Público de Santa Catarina, depositou virtualmente um precioso arquivo documental que registra a história do estado de Santa Catarina”. Os materiais trazem a história política e administrativa do Estado desde 1703 com as ações estabelecidas pelo governo, a partir da Ilha de Santa Catarina, com o poder monárquico ou central, desde o período colonial, passando pelos tempos de província imperial até meados do Século 20.

Dentro do arquivo está uma coleção cartográfica de mais de 4 mil mapas, planos e rascunhos, 9 mil imagens iconográficas, 700 materiais multimídia e uma bibliografia de apoio que contém mais de 5 mil volumes, incluindo trabalhos raros datados entre 1752 e 1959, segundo divulgação do presidente da Piql.

No mesmo ato de oficialização, foram colocados todos os arquivos da escritora polonesa Olga Tokarczuk, vencedora do prêmio Nobel de Literatura de 2018.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *