Comércio do bairro Carianos se reinventa um ano após o fechamento do aeroporto
02/10/2020
Sistema de fiscalização implantado pela OAB/SC vira referência nacional
02/10/2020

Aeroporto de Florianópolis retoma operações e já prevê volta dos voos para Buenos Aires

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 01/10/2020)

Esta quinta-feira é um dia especial para o transporte aéreo de Santa Catarina: o sonhado novo Aeroporto Internacional de Florianópolis, também denominado Aeroporto Internacional Hercílio Luz, comemora o primeiro ano de atividades. Inaugurado em 1º de outubro de 2019, o empreendimento privado da concessionária suíça Floripa Airport atingiu metas rapidamente e foi eleito o melhor do Brasil em maio deste ano, com apenas seis meses de atividades e em meio à pandemia. Mas justamente em função da crise sanitária, que quase parou o transporte aéreo no Brasil e no mundo, o terminal teve que desacelerar e, agora, já executa nova “decolagem”.

A festiva inauguração do terminal privado no ano passado foi a realização de um sonho que, pela ineficiência política para investir em infraestrutura, precisou ser postergado por cerca de três décadas. Isso justamente em um dos estados mais turísticos do país – SC foi eleito em fevereiro deste ano, pela 12ª vez, o melhor estado para se viajar no Brasil – e com uma das economias mais pujantes.

Apesar de estrear numa fase de baixa atividade econômica no Brasil, o novo aeroporto conseguiu avanços na aviação nacional e também se transformou em novo destino internacional para cargas. Tem capacidade para receber 8 milhões de passageiros/ano, o dobro do terminal antigo, e uma estrutura receptiva diferenciada integrada por boulevard com lojas diversas, também aberto à comunidade.

Contudo, a inesperada pandemia exigiu do novo aeroporto um “pouso forçado” e um tempo de espera para nova “decolagem”. Essa retomada do voo já começou, mas segue gradualmente, no ritmo do recuo da doença.

Em entrevista à Rádio CBN/Diário nesta manhã de quinta-feira (1°) para falar do primeiro ano de atividades do terminal, o CEO da concessionária Floripa Airport, Ricardo Gesse, informou que os voos foram retomados para todos os destinos atendidos pelo terminal: Chapecó, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e, em janeiro, poderá retomar Buenos Aires. Segundo ele, em setembro, o movimento de passageiros alcançou 35% do esperado e em outubro deve atingir 42%.

Para a logística de cargas, o novo terminal inaugurou em meio à pandemia um voo direto Florianópolis Miami em parceria com a Latam, o que facilita a exportação de produtos catarinenses e da Região Sul ao maior mercado consumidor do mundo. A estreia da Floripa Airport Cargo, o braço de logística da concessionária, foi em junho com o recebimento de duas aeronaves icônicas Boeing 747-400, com capacidade para 400 toneladas, que trouxeram equipamentos de proteção individual (EPIs) da China. A expectativa é de que no pós-pandemia essa movimentação tenha demanda maior.

Com menor incidência de casos de Covid-19 no Brasil e a chegada de vacinas em meados de dezembro em São Paulo, a expectativa é de que o início de 2021 seja com retomada mais forte do turismo e da atividade econômica. Assim, o novo Aaeroporto de Florianópolis poderá iniciar efetivamente o “voo de cruzeiro” para o qual está projetado, tanto no fluxo de passageiros, quanto no fluxo de cargas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *