Revitalização do Centro histórico de Florianópolis
09/09/2020
Florianópolis tem a segunda cesta básica mais cara entre capitais
10/09/2020

praça Olívio Amorim

O programa Praça Viva, executado pela Prefeitura de Florianópolis com apoio da associação FloripAmanhã, avança na revitalização de espaços públicos. 

A iniciativa prevê o investimento de R$ 14,9 milhões na reforma de 184 praças, parques infantis, quadras de esportes e academias de ginástica de todas as regiões da cidade. Desde seu lançamento em abril de 2019, já foram revitalizados 116 espaços e 35 estão com obras iniciadas ou programadas. Esta semana começam os trabalhos na praça Olívio Amorim, no Centro, informa a Secretaria de Infraestrutura do município, responsável pelos investimentos. 

“A adoção de espaços públicos por empresas é uma iniciativa que está dando certo, apesar da redução no ritmo durante a pandemia”, avalia o vice-presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho. Ele informa que a associação tem buscado articular a participação de novas empresas na iniciativa de cidadania. Um dos processos de adoção mais recentes é o da praça do Elevado do Rio Tavares, que passará a ser cuidada pela empresa de materiais de construção Casas da Água. As conversas também estão avançadas em relação ao Parque da Luz, revela.

A FloripAmanhã atua desde 2007 com o seu programa Adote uma Praça, em parceria com a Floram, e desde o ano passado integrou-se ao Programa Praça Viva, da Prefeitura de Florianópolis. 

Com aporte de R$ 518,3 mil da Prefeitura e prazo de execução estimado em quatro meses, as obras na praça Olívio Amorim incluem substituição do equipamento esportivo, implantação de um playground, recuperação da pavimentação das calçadas com acessibilidade e substituição da pavimentação interna. Também está prevista a readequação dos canteiros em função das raízes das árvores, a retirada de árvores que representem risco às pessoas e a implantação de bancos e lixeiras. A praça fica na avenida Hercílio Luz, ladeada por um casario colonial, e é ponto tradicional de encontro dos moradores da região.

Praça Nossa Senhora de Fátima

Praça Nossa Senhora de Fátima

Uma obra em ritmo adiantado é a da praça Nossa Senhora de Fátima, no Estreito, adotada pela WKoerich Imóveis. O projeto está a cargo da JA8 Arquitetura e Paisagismo, responsável por outras revitalizações de impacto como a Praça Governador Celso Ramos, e o Parque Linear do Córrego Grande, além da obra do Boulevard 14/32 no Aeroporto.

Numa primeira etapa serão finalizadas as quadras poliesportivas. O projeto financiado pelo adotante prevê novo paisagismo, playground, espaço pet, bicicletário, recuperação da academia ao ar livre, instalação de novas lixeiras, mesas de dominó e bancos mais confortáveis e seguros. 

Outras obras em andamento são as das praças Caiçara, no Itacorubi, Osni Ferreira, no Monte Verde e do Tamar, na Barra da Lagoa.

Espaços revitalizados

Entre os espaços públicos já revitalizados na Ilha de Santa Catarina, destacam-se o Red Park, no Rio Vermelho; a praça Bento Silvério e o Mirante, na Lagoa da Conceição; as praças Francisco Germano da Costa, em Canasvieiras, Maria Francisca da Silva, no Ribeirão da Ilha, Felipe Manoel Sabino e das Areias, no Morro das Pedras; Edson Pereira Nascimento, no Córrego Grande; o Parque da Luz e a praça Gilberto Guerreiro da Fonseca, na região central. No continente, já estão concluídas as praças do Monte Cristo; William Silva Pereira de Souza (dos skatistas) e Jacques Schweidson, no Jardim Atlântico; a do Conselho Comunitário Sapé e o Largo do Bom Abrigo; as praças Marcelino Vieira Filho e Adir Manoel da Cunha, no Canto; e Vereador Nagib Jabour, em Capoeiras.

Cinco novos espaços públicos foram entregues pela Prefeitura de Florianópolis no Maciço do Morro da Cruz, nas comunidades Nova Trento, Serrinha, Monte Serrat (por meio de parceria público-privada), Morro do Horácio e Caieira. Também já foram concluídos o Parque Linear dos Ingleses e praças em Carianos, no Elevado do Rio Tavares, Tapera e Prainha, além da Arena de Esportes de Praia na Beira-Mar Continental.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

1 Comentário

  1. Felipe Baldo disse:

    Bom dia, gostaria de saber se teriam projeto de revitalizar uma praça aqui em capoeiras que atenderá cerca de 1500 famílias do bairro ?
    A praça pelo geoprocessamento nem existe nome ainda, está abandonada pelo poder público a mais de 20 anos, já tem uma estrutura básica de postes de luz , parquinho, campo de futebol e bancos.
    Endereço da praça fica ao final de duas ruas sem saída.
    Rua Papa João Paulo I e Rua Prof. Bayer Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *