Semana Brasil pretende reaquecer a economia em Florianópolis
02/09/2020
Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, terá circulação de carros a partir de setembro
02/09/2020

Novas liberações na Grande Florianópolis: municípios alinham últimos detalhes

O decreto com medidas menos restritivas na Grande Florianópolis, dentro dos cuidados para evitar a propagação de coronavírus, deverá ser divulgado até o final da tarde desta terça-feira (1º). As regras valem para as quatro cidades mais populosas, localizadas em uma área conurbada, mas podem ser seguidas por outros municípios da região.

Após decretos diferenciados de Biguaçu e Palhoça, o protocolo volta a ser único para a Grande Florianópolis, conforme antecipado na CBN Diário. Durante a manhã desta terça, os quatro prefeitos das principais cidades da região se reuniram para definir os últimos detalhes, antes da divulgação do texto em conjunto.

Entre os motivos alegados para a flexibilização, estão a redução na taxa de ocupação de leitos de UTI – já foi de 94%; agora está em algo próximo a 60% – e a estabilização com tendência de queda no número de casos de covid-19 na região. A Grande Florianópolis está em nível grave de acordo com o monitoramento do governo de SC – outras cinco áreas do estado estão em nível gravíssimo.

Confira alguns detalhes sobre as novas liberações na Grande Florianópolis:
Utilização da faixa de areia para atividades físicas – já havia sido confirmada além do surfe e pesca, os exercícios físicos passarão a ser liberadas também nas praias, nas arenas localizadas nos balneários, além dos esportes como beach tennis e vôlei de praia, com regras já estabelecidas e dentro daquelas atividades que são permitidas pelo Estado. Os detalhes sobre as práticas serão divulgados no protocolo único.

Segundo a prefeitura de Florianópolis, em informações repassadas durante o programa Direto da Redação desta terça, a decisão é baseada em um artigo internacional de credibilidade recente sobre a importância de exercícios físicos no combate à covid-19, além dos benefícios da exposição ao sol e buscar alternativas para minimizar distúrbios psicológicos, diante do longo tempo da população em distanciamento social.

Utilização de espaços públicos para atividades físicas – a liberação das atividades físicas em praças e parques – incluindo a Beira Mar Norte e Continental – será de segunda a sexta-feira. O uso destes pontos durante os fins de semana será avaliado – principalmente a respeito de possibilidade de aglomeração – após a publicação do decreto. As regras a serem seguidas serão detalhados no protocolo.

Mesas de restaurantes nas praias – limite de quatro clientes por mesa e distanciamento entre as mesas.

Músicos em restaurantes – Segundo o novo protocolo, deverá haver uma divisão (de vidro ou acrílico) entre os profissionais e o público, além de um distanciamento entre os próprios músicos, sem estarem aglomerados no palco. A apresentação terá limite de decibéis e deverá ser em ambiente que possua algum tipo de ventilação.

Cursos livres – a permissão passa também para as atividades na Capital, valendo o funcionamento a partir desta quarta-feira (2). As regras serão divulgadas no protocolo. Essa modalidade inclui o ensino de idiomas, cursos de gastronomia e de beleza, entre outros. A liberação dos cursos livres pelo governo de SC para esse setor havia ocorrido no final de maio.

(CBN Diário, 01/09/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *