Cidade ameaçada: as construções clandestinas em Florianópolis
26/08/2020
Gean Loureiro: “Temos que ter a possibilidade de a economia voltar com segurança”
26/08/2020

SC-401: governo projeta terceira faixa na subida do Jardim da Paz, em Florianópolis

A Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina deve lançar, até outubro deste ano, uma licitação para elaborar projetos que serão usados para a realização de três obras de mobilidade na SC-401, em Florianópolis. Um desses planos prevê uma terceira faixa na região do morro após o Cemitério Jardim da Paz, no sentido Centro.

Nesse trecho, a ampliação servirá também para evitar as dificuldades no tráfego quando veículos com problemas acabam tendo que ficar parados em cima de parte da pista, pela falta de uma área de escape para isso. Os outros pontos do edital se referem às marginais na reta do Centro Administrativo e a junção da estrada do Caminho dos Açores (de quem sai de Santo Antônio de Lisboa), com mão dupla da saída do Cacupé.

– Essas três medidas vão fazer com que se separe o trânsito de passagem do tráfego local, para evitar congestionamentos. Assim, a questão de mobilidade nesse trecho terá um bom resultado – declarou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado, Thiago Vieira, em entrevista à CBN Diário, nesta terça-feira (25).

Se os trâmites seguirem os prazos normalmente, a intenção é começar o trabalho ainda este ano, com duração entre seis e sete meses a partir da assinatura da ordem de serviço. A empresa vencedora do certame ficará responsável pelos estudos técnicos (impacto ambiental, necessidade de desapropriação de imóveis, cálculo de detonação de rochas etc) e orçamentos de cada trecho.

– Em que pese ser uma única contratação, vamos pedir a entrega em três lotes diferentes de produto, pois a complexidade da terceira faixa é diferente da junção da marginal, de maneira que a gente possa fazer isso gradativamente, se for necessário – explicou o secretário, durante o programa Direto da Redação.

Após a conclusão dessa etapa, haverá um novo processo para a execução das obras necessárias. O projeto vigente de obras de revitalização, que ocorre na SC-401, não havia contemplado essas alterações. Os trabalhos atuais, que incluem troca de pavimento e instalação de canaletas para drenagem, têm conclusão prevista para dezembro.

O trecho recuperado na principal via ao Norte da Ilha é de mais de 12 quilômetros, entre o bairro Itacorubi e o entroncamento com a SC-402. Com os números contabilizados até julho, o secretário afirma que 59% do trecho em obras já recebeu a camada asfáltica definitiva. O governador Carlos Moisés visitou os trabalhos em um dos pontos na noite desta segunda-feira (24).

Ouça a entrevista:

(CBN Diário, 25/08/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *