Florianópolis quer municipalização da SC-405 e SC-406
07/08/2020
Grande Florianópolis deve manter transporte coletivo suspenso
07/08/2020

Pedágio na BR-101: conselho metropolitano repudia reajuste da tarifa

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 07/08/2020)

O Comdes (Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento Econômico da Grande Florianópolis) repudiou o reajuste de 44,44% da tarifa do pedágio na BR-101 em Santa Catarina.

Com o aumento, autorizado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o valor básico passa de R$ 2,70 para R$ 3,90.

“Entendemos que a tarifa de uma obra concedida deve remunerar o investimento realizado. Entretanto, no caso específico do contorno da região metropolitana de Florianópolis, obra que deveria ter sido inaugurada em 2012 e cujo término é ainda duvidoso, consideramos inconcebível o aumento da tarifa, aprovado pela ANTT, antes da conclusão da obra”, registrou a entidade.

Ao citar a decisão do ministro do TCU, Raimundo Carreiro, que suspendeu cautelarmente o reajuste, grupo gestor do Comdes sustentou que, “além dos aspectos contratuais e legais, que contestam a antecipação de receitas de obras em andamento e a iniciar, há a necessidade de atendimento dos interesses dos usuários”.

Para o Comdes, a população não pode ser ainda mais penalizada em meio “à grave crise sanitária e econômica que estamos vivendo”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *