PMF lança edital para credenciamento de pontos de venda de créditos do estacionamento rotativo
03/08/2020
PMF vai pagar por tratamento de resíduos orgânicos em comunidades
03/08/2020

O impacto econômico da pandemia na Grande Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 02/08/2020)

A perda econômica da pandemia na Grande Florianópolis é bem maior do que a média do Estado e a recuperação segue em ritmo mais lento, de acordo com a quarta edição da pesquisa “Impacto do coronavírus nos negócios de Santa Catarina”, realizada pela Fiesc, Fecomércio-SC e Sebrae/SC.

Os dados do levantamento realizado entre 6 e 12 de julho mostram, por exemplo, que 2,3% das empresas da região fecharam as portas definitivamente desde março, acima do percentual estadual de 1,5%.

Para 89% dos empreendedores, o encerramento definitivo do negócio foi motivado total ou parcialmente pelo coronavírus e em mais de um terço dos casos a incapacidade de conseguir crédito foi fator decisivo para esse desfecho.

A dificuldade de obter ajuda financeira oficial é a principal queixa dos empresários desde o início da quarentena: 41,1% dos donos de negócios buscaram socorro na Grande Florianópolis, mas apenas 11,9% conseguiram ajuda.

A diminuição do faturamento levando em conta todo o período da pandemia, de 69,9%, ainda é elevada na região, revelando uma reação mais lenta. No Estado, a queda está em 37,6%, com sinais de recuperação em maio e junho se comparado ao primeiro período de restrições para a garantia de isolamento social.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *