Projeto de revitalização da ala leste do Centro Histórico atrai interessados
20/08/2020
Hotéis de Jurerê Internacional recebem selo de excelência
21/08/2020

Crise nas empresas de ônibus em Florianópolis: os planos da prefeitura para manter operação do transporte

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 20/08/2020)

Após o alerta das empresas de ônibus sobre a situação financeira por conta do coronavírus, a prefeitura de Florianópolis traçou uma estratégia de ação. Nesta semana, o Consórcio Fênix enviou um ofício à secretaria de Mobilidade Urbana para afirmar que o momento é de risco de colapso imediato dos serviços. Desde a tarde de quarta-feira (19) até a manhã desta quinta (20), foram duas reuniões entre as empresas e a prefeitura para discutir a questão. A proposta do município é garantir a manutenção da operação do sistema do transporte coletivo. Para isso, traçou três frentes.

O Consórcio apresentou uma planilha de custos até o final de ano para a continuidade da circulação dos ônibus. Serão necessários R$ 47 milhões, incluindo salários e materiais. Com base neste valor é que a prefeitura vai buscar alternativas nos próximos dias. Segundo o prefeito Gean Loureiro, o martelo deve ser batido até o dia 5 de setembro, quando o salário dos trabalhadores precisa ser pago.

As empresas afirmam que não há como garantir o pagamento dos valores. Por isso a necessidade de apoio financeiro. A resposta da prefeitura está nas seguintes frentes, segundo o secretário de Mobilidade, Michel Mittmann: 1 – apoio federal aos municípios e Estados para o transporte coletivo através de um projeto que será votado nos próximos dias no Congresso Nacional; 2 – corte de custos e manutenção da estrutura atual do sistema; 3 – discussão de ajuda financeira do município para que o sistema continue operando.

O entendimento da prefeitura é que, por ser um serviço essencial, o transporte pode receber ajuda diante da pandemia. Mesmo assim, o município defende que as empresas também devem fazer sua parte do ponto de vista financeiro.

Discussão sobre o reequilíbrio econômico
O Consórcio Fênix cobra da prefeitura um reequilíbrio econômico do contrato. Essa discussão, entretanto, deve ser a médio e longo prazo, conforme Mittmann. Nesta quinta-feira, durante a reunião da manhã, o assunto foi tratado com a presença de um representante da procuradoria da prefeitura. Aumento de tarifa neste momento está descartado, segundo o secretário.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *