Fecomércio SC divulga resultado de pesquisa que aponta caminhos para transformar Florianópolis em smart city até 2030
31/07/2020
Contrato com a União para regularização do Terminal Rita Maria garante economia de R$ 15 milhões ao Estado
03/08/2020

Cientista da Ufsc cria sabonete bactericida que protege contra o novo coronavírus

A cientista Eng. Química Fernanda Checchinato, doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e CEO da startup Aya Tech criou uma linha de antissépticos para as mãos que não leva álcool na composição. Um deles é o sabonete bactericida que protege contra o novo coronavírus e permanece ativo na pele durante horas.

O produto fica ativo na mão de 3 a 6 horas, e tem 99,9% de eficiência contra bactérias, fungos e vírus, como o novo coronavírus, H1N1, Influenza A, entre outros.

A inovação do produto e sua relevância fizeram com que a empresa de Fernanda fosse convidada a fazer parte da campanha #StartupsVsCovid19, promovida pela Gonew.co (Comunidade Governança & Nova Economia), com apoio da ABStartups (Associação Brasileira de Startups). A iniciativa reúne as principais soluções criadas por startups para minimizar o impacto da pandemia no país.

Outro produto desenvolvido pela startup de Fernanda é um aerosol que pode ser aplicado para higienizar máscaras de pano, usadas como proteção contra a covid-19. O spray Microbac, em princípio criado para impedir o desenvolvimento de fungos e bactérias em tecidos e ajudar pessoas alérgicas, acabou também se mostrando útil contra o coronavírus.

“É a primeira linha de antissépticos sem álcool no mundo”, explica a cientista que recebeu a liberação da Anvisa para comercializar os produtos em fevereiro, exatamente quando os primeiros casos de covid-19 surgiram no Brasil.

(CREA-SC, 31/07/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *