Hotéis de Jurerê Internacional recebem selo de excelência
21/08/2020
João Paulo, Saco Grande e Monte Verde terão coleta e tratamento de esgoto
21/08/2020

Análises de balneabilidade estão suspensas há cinco meses pelo IMA

As análises de balneabilidade feitas pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) estão suspensas desde março, nas praias de Florianópolis, quando iniciou o período de restrições da pandemia. O instituto chegou a prometer a volta da coleta das amostras em maio, mas isso não ocorreu. A justificativa principal da assessoria de imprensa do órgão é de que todos os funcionários que atuam nessa área pertencem ao grupo de risco das pessoas mais suscetíveis ao contágio pelo coronavírus (covid-19). Ainda não há previsão de retorno.

Sem análise de balneabilidade, os moradores de Ingleses não conseguem medir a eficácia do programa ‘Trato pelo Capivari’, responsável por fiscalizar ligações de esgoto. Recentemente o programa foi renovado pela prefeitura e pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). A foz do Rio Capivari foi medida pela última vez em 16 de março de 2020, onde a amostragem foi considerada própria. O local é ponto de poluição no balneário.

A assessoria de imprensa do IMA, órgão estadual responsável por fazer as análises, afirmou que todos os funcionários do setor de análises estão em casa. “Nesse setor em específico são todos grupos de risco. Não tem como o IMA determinar a volta deles. Estamos estudando como retomar a questão da balneabilidade. Fora do verão, a balneabilidade é feita mensalmente, com exceção da Avenida Beira Mar Norte e Balneário”.

Por mais que as análises sejam semanais na Beira Mar e em Balneário Camboriú, no site do instituto todos os resultados estão desatualizados. No início de maio, o IMA chegou a prometer o retorno das análises de balneabilidade, o que não ocorreu.

(Jornal Conexão, 20/08/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *