Servidores federais vão usar aplicativo para deslocamentos a partir do segundo semestre em Florianópolis
21/07/2020
Comissão discutirá nova política pública para o transporte de passageiros
21/07/2020

Vice-governadora de Santa Catarina questiona divisão de lucros da Celesc e pede medidas do MP-SC

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 20/07/2020)

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, firmou o pé na oposição ao governo em que faz parte. O mais recente alvo foi a divisão de lucros da Celesc, paga neste mês de julho. Depois de enviar um ofício ao presidente da companhia, Cleicio Poleto Martins, manifestando contrariedade, ela também recorreu ao procurador-geral de Justiça do MP-SC, Fernando Comin. Os documentos foram encaminhados no começo de julho.

No dia 9, ela enviou um ofício ao presidente da Celesc pedindo sobre “a possibilidade de reanálise da decisão do Conselho Administrativo em distribuir lucro da empresa aos administradores”. A vice-governadora apontou as situações de calamidade pública decorrentes da pandemia Covid-19 e do ciclone bomba como motivadores num eventual recuo da companhia.

Na visão dela, os lucros poderiam “ser distribuídos à população carente, por meio de descontos nas contas residenciais e/ou, no mínimo, na melhorias da prestação do serviço nas áreas mais afetadas pelo ciclone recente”. Até esta segunda-feira, ainda não havia resposta sobre o pedido.

No mesmo dia, um documento com o mesmo assunto foi enviado por Daniela ao procurador-geral de Justiça. Ela pediu que Comin adote “medidas administrativas e judiciais” para assegurar “a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos, a fim de que tal lucro seja revertido em benefício da sociedade, mediante descontos nas contas de energia elétrica da população mais carente, em cumprimento da função social da concessionária de energia elétrica de atender o interesse público”.

O que diz a Celesc
Procurada, a empresa diz que “a diretoria da Celesc encaminhou ofício ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado, preventivamente, com o objetivo de colaborar com esses órgãos no acompanhamento da gestão transparente da Companhia”. O documento, afirma a companhia, “contém informações sobre as ações e práticas da Celesc referentes ao Modelo de Gestão e Política de Remuneração”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *