Prefeitura combate supressão de vegetação dentro de Unidade de Conservação, na Galheta
21/07/2020
Rede de Inteligência do Turismo SC promove webinar sobre Big Data e Inteligência Artificial
22/07/2020

SGB lança a Sala de Situação Digital com dados da pandemia

Sala de Situação é lançada nesta terça-feira (21) (Foto: Social Good Brasil / Reprodução)

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 21/07/2020)

Nesta fase crítica de elevação do número de doentes pelo novo coronavírus, os catarinenses ganham um espaço virtual com dados e informações relativos ao enfrentamento da doença. É a Sala de Situação Data for Good (de dados para o bem), que será lançada nesta terça-feira pelo Social Good Brasil (SGB), após trabalho voluntário de 100 pessoas dos setores público e privado. Um dos objetivos é mostrar a situação da pandemia em tempo real para que as pessoas busquem ajuda médica logo que ficarem doentes.

A presidente voluntária do SGB, Fernanda Bornhausen, que coordenou o projeto, explica que a missão do novo espaço é oferecer ao público produtos e soluções que usam a inteligência de dados para o bem. Para se ter ideia, a Sala de Situação Digital (SSD) traz, por exemplo, um modelo epidemiológico que mostra a taxa de transmissibilidade (RT), número de pessoas infectadas e número de óbitos.

Faz também projeção futura e mostra que a situação ficará mais crítica se as pessoas não fizerem a sua parte na preservação da saúde e no tratamento rápido em caso da doença. Para o dia 30 de julho, foram feitas três estimativas, mas a menos pior embora muito triste, com 674 óbitos, já foi superada. Nesta segunda-feira, dia 20 de julho, Santa Catarina somou 694 mortos. O outro cenário, mediano, é de 821 óbitos, e a estimativa mais pessimista é de 1.026 óbitos.

Conforme Fernanda, a Sala de Situação oferece sete produtos. A lista inclui banco de dados anonimizados de casos confirmados, modelo epidemiológico SC, frente de transparência, painéis de BI (inteligência de dados) sobre casos de óbitos um serviço voltado aos municípios, análise SGB Covid-19 e matriz Gutai.

– Quando a gente se disponibilizou a trabalhar voluntariamente em parceria com o Tribunal de Justiça de SC e Ministério Público de SC era para poder passar dados à sociedade, que fossem usados para o bem – afirma a presidente do SGB.

Segundo ela, o projeto contou com um enorme esforço intersetorial. Contou com a colaboração de instituições e empresas públicas e privadas. Os dados são atualizados imediatamente pelo Ciasc. A Sala de Situação pode ser acessada no http://socialgoodbrasil.org.br/saladataforgood.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *