Estado de Santa Catarina será indenizado por empresa que ocupa imóvel público no Centro da Capital
02/07/2020
Câmeras da PM deverão ser acionadas automaticamente no início da ocorrência policial
02/07/2020

Santa Catarina fecha acordo com o BNDES para apoio a privatizações, concessões e PPPs

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 02/07/2020)

O BNDES vai ajudar Santa Catarina em projetos de desestatizações. O acordo de cooperação técnica foi consolidado nesta quarta-feira (1º). A ideia é que o banco apoie o Estado nos projetos de concessões, privatizações e parcerias público-privadas (PPPs). Através da SCPar, o governo trabalha em propostas que envolvem unidades prisionais, o Sapiens Parque, em Florianópolis, e equipamentos turísticos.

Segundo Ramiro Zinder, secretário-executivo de PPPs da SCPar, o BNDES ajudará com investimento na contratação de consultoria para estrutura dos projetos. Isso já vem ocorrendo, por exemplo, no caso da penitenciária de Blumenau. A estrutura será administrada em uma parceria público-privada.

– A grande vantagem do apoio do BNDES é que o estado não precisa aportar seus recursos para os projetos. Além disso, os projetos passam a se tornar independentes, ou seja, eles se tornam um política de Estado e não de governo. Passam a ter vida própria e caminham sempre de forma unilateral em direção à assinatura de contrato.

Os processos de desestatização são lentos por conta da burocracia envolvida, mas a parceria com o banco dará ao Estado um suporte na importante etapa de estruturação. Os projetos contratados através do BNDES é que darão embasamento para o edital dos leilões das estruturas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *