Street Art Tour: mural Natureza do Desterro será inaugurado no dia 30 de julho em Florianópolis
24/07/2020
Prefeitura de Florianópolis inicia revitalização de mais 15 vias públicas do Leste e Sul da Ilha
24/07/2020

Hemosc Florianópolis recebe doações de plasma de quem teve Covid-19

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Florianópolis está recebendo pessoas recuperadas da Covid-19, que desejam doar plasma convalescente. Essas doações serão utlizadas em uma terapia auxiliar para pacientes graves da doença.

Esse tipo de tratamento foi usado pela primeira vez no final do século 19, e esteve presente durante surtos de sarampo e caxumba. Mais recentemente, o método foi utilizado na pandemia de gripe H1N1, em 2009, e no surto de Ebola na África Ocidental, em 2013.

– Pegamos esse plasma de quem se recuperou da Covid, com os anticorpos. Ele é transfundido para os pacientes severamente doentes num impulso ao sistema imunilógico e possibilidade de ajuda na recuperação – cita Mateus Dal Pont, hematologista e hemoterapeuta do Hemosc.

O plasma é o componente líquido do sangue. Uma nota técnica do Ministério da Saúde permite a coleta e transfusão de plasma convalescente para uso experimental em pessoas com a Covid-19. Estudos clínicos referentes a esse tipo de tratamento ainda não foram concluídos.

– A gente gera uma imunidade imediata com a transfussão, nesse o período em que o vírus está atacando e a pessoa ainda não gerou anticorpos. Por mais que não seja a cura da doença, é uma tentativa de melhorar aqueles casos mais graves – explicou o hematologista.

Ouça a entrevista completa para a CBN Diário:

– A gente gera uma imunidade imediata com a transfussão, nesse o período em que o vírus está atacando e a pessoa ainda não gerou anticorpos. Por mais que não seja a cura da doença, é uma tentativa de melhorar aqueles casos mais graves – explicou o hematologista.

O cadastro deve ser realizado pelo site do Hemosc, onde haverá um formulário para ser preenchido. Além de ter comprovação de ter pegado a doença, o voluntário precisa seguir outros critérios para estar apto. Então, o hemocentro da Capital entra em contato com esse possível doador para fazer um novo questionário e agendar o horário.

O momento inicial de cadastro e de coleta ainda não gerou estoque de plasma convalescente suficiente para ser destinado a hospitais de Santa Catarina.

Confira os critérios para a doação de plasma convalescente:

– Nunca ter engravidado (incluindo aborto)

– Ter idade entre 18 e 60 anos

– Pesar acima de 60kg

– Ter exames/diagnóstico laboratorial da Covid-19

– Estar saudável e sem sintomas há, pelo menos 30 dias

– Estar com documento oficial com foto em mãos

Ainda segundo o Hemosc, o agendamento para a doação de sangue voltou a ser pelo site, além do telefone. A marcação deve ser feita com pelo menos 24 horas de antecedência, e o doador precisa se apresentar no local de coleta até 15 minutos antes do horário estipulado.

Os critérios para a doação de sangue em SC estão mais rigorosos devido à pandemia de coronavírus.

(CBN, 23/07/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *