Acif elabora o Pacto Floripa para retomada pós-pandemia
27/07/2020
Procon de Florianópolis solicita explicações da Casan sobre aumento em contas de água
27/07/2020

Confirmada nova rota aérea de cargas Florianópolis-EUA

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 25/07/2020)

O aeroporto de Florianópolis acaba de dar um passo para se consolidar como polo de transporte aéreo regular de cargas internacionais. A concessionária Floripa Airport conseguiu aprovar rota cargueira Florianópolis-Miami uma vez por semana. A companhia parceira é a Latam Cargo e o início das operações será em meados de agosto. A notícia sobre essa negociação foi antecipada aqui na coluna dia 16 deste mês.

O transporte internacional de cargas é uma reivindicação antiga do setor produtivo catarinense, que tem agora uma alternativa acessível para os EUA. O mercado americano é o segundo principal destino de exportações do Estado, depois da China. Até recentemente, era o primeiro. Nas importações, os EUA têm ficado entre o terceiro e o quarto lugar na lista dos principais fornecedores.

Essa rota foi possível com o novo aeroporto. A concessionária suíça instalou infraestrutura para receber aeronaves de grande porte, as de código D e E. Passou muito bem nos testes que fez ao receber dois jumbos vindos com cargas da China mês passado, trazidos pela Cotia Trading, uma das mais tradicionais empresas do setor no Brasil.

A expectativa é de que outras rotas sejam incluídas no futuro. De acordo com a Floripa Aiport, essa rota é o começo de um trabalho que visa atender o mercado promissor do Sul do Brasil. A Latam é forte no setor. No ano passado, transportou 903.800 toneladas, envolvendo 29 países.

De acordo com o diretor comercial da Cotia Trading, Mauro Sena, que viabilizou a vinda dos dois jumbos cargueiros para o Aeroporto de Florianópolis, essa nova alternativa catarinense é importante porque as empresas do setor dependiam do aeroporto de Curitiba. Muitas vezes tinham que trazer cargas em regime aduaneiro para desembarcar em Santa Catarina. Agora, as cargas podem vir direto para o Estado.

– Essa rota passa a ser importantíssima para todas as empresas que operam no imenso e importante polo importador que se tornou Santa Catarina. O transporte aéreo de cargas direto e frequente para o Estado era só o que faltava para consolidar ainda mais essa importância. Estamos felizes por ter contribuído para isso acontecer – disse Sena.

A empresária Aline Martins Faraco, sócia e diretora da empresa de comércio exterior Faracomex, de Florianópolis, afirma que Santa Catarina exerce papel fundamental no comércio exterior e importadores estão no Estado pela eficiência logística local. Ela avalia que a nova rota vai reduzir custos de transporte, manuseio de cargas e também permitirá entregas mais rápidas.

– Esta rota representa um marco importante, é a oportunidade de mudarmos o modal aéreo de SC, que atualmente é dependente de um trânsito aduaneiro de outro estado, até que a carga chegue efetivamente no recinto alfandegado catarinense – explica Aline.

Segundo a Floripa Airport, a estimativa é de que esse transporte tenha início em 10 de agosto, mas a data pode mudar.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *