Peixarias do Mercado Público reabrem após interdição no final de semana
30/07/2020
FCC promove lives sobre os editais Elisabete Anderle e Prêmio Catarinense de Cinema 2020
30/07/2020

Com dados do Floripa Se Liga Na Rede, força-tarefa contra esgoto irregular multa comércios no Centro por crime ambiental

foto/divulgação: Tito Pereira/Floripa Se Liga Na Rede

Força-tarefa da Prefeitura e da Casan fiscalizou, entre segunda e terça-feira, empreendimentos comerciais e condomínios do Centro de Florianópolis previamente flagrados, em inspeções do Floripa Se Liga Na Rede, jogando esgoto na rede pluvial e com prazo de regularização vencido.

Na operação, um posto de gasolina na Av. Mauro Ramos, próximo à Beira-Mar Norte, e um prédio multicomercial na Av. Rio Branco continuavam cometendo as irregularidades – em ambos os casos, esgoto dos banheiros chegava na drenagem – e foram multados por crime ambiental.

Os edifícios comerciais e residenciais fiscalizados já constavam como irregulares após inspeção do Floripa Se Liga Na Rede. O programa repassa mensalmente os dados dos imóveis que não se regularizaram dentro do prazo aos órgãos competentes, ficando sujeitos a ações de fiscalização como a realizada nesta semana.

Com mais de 800 inspeções no Centro desde novembro de 2019, último balanço do Floripa Se Liga Na Rede apontou taxa de 88% dos imóveis da região com algum tipo de irregularidade nas ligações de esgoto.

Na manhã de segunda-feira (27/07), além do posto de gasolina multado, a Blitz do Grupo Sanear Floripa – formada por fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – fiscalizou um condomínio na Rua Arno Hoeschl e um centro comercial na Av. Rio Branco, este já em processo de regularização.

No caso do condomínio, como o síndico tinha dado início ao processo de contratação da empresa responsável pelas obras de adequação, a Floram deu prazo de 10 dias para a correção total das irregularidades.

No dia seguinte, terça-feira (28/07), a força-tarefa multou o segundo centro comercial fiscalizado na Av. Rio Branco e intimou o proprietário de uma loja na Rua Esteves Júnior a regularizar, em até 15 dias, as ligações sanitárias do imóvel. A Vigilância Sanitária também requereu a apresentação do Alvará Sanitário ao dono de um comércio na Rua Prof. Hermínio Jacques que não tinha o esgoto de tanque, máquina de lavar e pias da cozinha conectados à rede coletora.

Por fim, ainda na manhã de terça-feira, um comércio na Av. Rio Branco, um condomínio na Rua Presidente Coutinho e um hotel na Rua Felipe Schmidt cessaram o lançamento de esgoto na pluvial e irão agendar nova inspeção com o Floripa Se Liga Na Rede para comprovar que as demais irregularidades foram sanadas.

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, por meio do Grupo Sanear Floripa, criada com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 90 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Ratones, Pantanal, Itacorubi e Jardim Atlântico.

(PMF, 29/07/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *