Aeroporto de Florianópolis terá embarque por identificação facial em setembro
27/07/2020
Confirmada nova rota aérea de cargas Florianópolis-EUA
27/07/2020

Acif elabora o Pacto Floripa para retomada pós-pandemia

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 25/07/2020)

Diante dos desafios impostos pelo novo coronavírus, a Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) decidiu elaborar um plano de desenvolvimento para o pós-pandemia, denominado Pacto Floripa. Os estudos iniciaram em abril e estão sendo concluídos. Os setores prioritários serão tecnologia, saúde, educação e turismo, informa o presidente da entidade, Rodrigo Rossoni.

A associação lidera grupos de trabalho sobre esses temas prioritários do pacto, contando com especialistas voluntários dos setores público e privado. Além disso, tem a participação da Falconi Consultoria, referência nacional em assessoria de gestão, com apoio institucional da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), do Sebrae-SC e da prefeitura de Florianópolis.

– O resultado desse esforço será útil para outras cidades, mediante ajustes que respeitem as peculiaridades de cada região. A Acif reconhece a importância de oferecer um trabalho deste nível à sociedade, em um momento estratégico de recuperação coletiva – afirma Rossoni.

Na avaliação da presidente da Falconi, Viviane Martins, que esteve na reunião aberta da Acif da última terça-feira (21), a vocação inovadora de Florianópolis é solução para os diferentes setores da economia do município. Ela cita telemedicina, ensino a distância e experiências turísticas virtuais como exemplos de atividades que colocam a cidade à frente nessa recuperação pós-pandemia.

Para o vice-presidente da Acif, Guilherme Ferla, o Pacto Floripa é um plano de propostas para o momento, mas também voltado para os desafios globais futuros, que já estão chegando.

Iniciativas como esta da Acif e como o projeto Travessia, da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), são relevantes para ditar rumos e impulsionar a economia. Projetos anteriores em SC, com objetivo semelhante, trouxeram resultados positivos. Por isso, outras cidades deveriam aproveitar a oferta do presidente da Acif e levar esse pacto para os respectivos municípios, com as devidas adaptações.

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *