A UFSC quer ouvir você: pesquisa aponta opiniões da comunidade universitária sobre atividades não presenciais durante a pandemia
16/06/2020
Diante de nova paralisação, entidade defende privatização da Comcap, em Florianópolis
16/06/2020

Trabalhadores da Comcap entram em greve e coleta de lixo é suspensa

Os trabalhadores da Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap), responsável pela coleta de lixo em Florianópolis, deram início a uma greve por tempo indeterminado. Com isso, o recolhimento de resíduos está suspenso. Os funcionários reuniram-se com a direção na manhã desta segunda-feira (15) para negociação.

Por meio de sua assessoria, o sindicato dos trabalhadores do serviço público municipal (Sintrasem) informou que reivindica a garantia de direitos que foram cortados pela prefeitura, e que não se trata de pedido de aumento.

Já conforme a Autarquia, os servidores reivindicam adiantamento de metade do décimo terceiro salário, pagamento de um terço das férias e a adesão a um plano de incentivo à aposentadoria, que pague 10 salários e o prêmio de 4% de reajuste para todos os trabalhadores.

Ouça a posição do sindicato:

Em entrevista ao Notícia na Manhã, o diretor presidente da Comcap Lucas Arruda informou que a prefeitura negocia com os servidores.

– Entendo a reivindicação dos trabalhares, mas uma lei federal limita aumento salarial. Assim como os trabalhadores da saúde, eles vão receber parte do décimo terceiro adiantado e um terço das férias, mas parece não ter sido suficiente – comentou.

Ouça entrevista:

Impasse

Conforme Arruda, a Casa Civil participa da negociação com o sindicato nesta manhã. Estas concessões da prefeitura foram feitas após o anúncio de estado de greve na semana passada.

– Foi colocado pela prefeitura pelo fim do estado de greve. Eles não concordaram, declararam greve. A gente paga nas condições de encerrar a greve – explicou.

De acordo com o presidente da Comcap, o plano de incentivo à aposentadoria se enquadra como prêmio salarial e portanto não pode ser concedido devido à legislação.

– Requer um caixa grande, de R$ 400 mil por mês. Não é o momento de fazer investimentos de retorno em médio prazo, reduziu a arrecadação em Florianópolis (por causa da pandemia). É o momento de fazer o essencial – afirmou.

Coleta suspensa
Em função da greve, a assessoria da Comcap informou que estão suspensos os serviços de coleta de resíduos nesta segunda-feira. A autarquia recomendou ainda que os resíduos sejam mantidos em depósito temporário, dentro do domicílio, até que o serviço seja restabelecido.

(CBN, 15/06/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *