Santa Catarina vive quadro desolador nos hotéis com pandemia de Covid-19
01/06/2020
Justiça mantém proibição para viagens da 4bus em Santa Catarina
01/06/2020

Santa Catarina tem aumento de 400% de incêndios em vegetação em 2020

(Foto: Bombeiros / Divulgação)

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 01/06/2020)

Santa Catarina registra um aumento de 408% nos casos de incêndios florestais em 2020. Do início do ano até o dia 26 de maio foram 3.671 ocorrências registradas pelos Bombeiros. No mesmo período do ano passado foram 899 casos. Em 2020, foram 729 incêndios na Grande Florianópolis, sendo 291 somente em Florianópolis.

— Dá pra dizer que 99% deles são causados pela ação humana. Não podemos dizer se é intencional ou acidental, pois há a dificuldade do flagrante. Acredito que a maioria seja acidental. São casos de limpeza de terreno, fogo em lixo, galhos e folhas, por exemplo — explica o Comandante do 1º Batalhão dos Bombeiros em Florianópolis, Coronel Diogo Bahia Losso.

O problema é que, além do dano ecológico, há risco para famílias que moram próximas ao local. Somente em Florianópolis, são 20 registros na média por dia nas últimas semanas.

A situação é agravada pela estiagem, o clima seco e a falta de chuva.

O coronel Losso explica que um dos maiores prejuízos à sociedade é que a mobilização necessária das equipes para combater às chamas acaba atrapalhando no atendimento de outras ocorrências.

Está claro que a causa da maioria dos incêndios não é por ignição espontânea. Intencional ou não, o fator humano é responsável por quase 100% dos casos. Conscientização e fiscalização com apoio da tecnologia são as armas mais poderosas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *