Empresários terão evento on-line sobre Biossegurança para o ramo de alimentação
09/06/2020
Grupo de Pesquisa Alere promove webinário para debater práticas alimentares, identidades e territórios do comer
10/06/2020

O Programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia através do Observatório da Gastronomia com a cooperação do Conselho de Regional de Nutricionistas da 10ª Região – CRN10 lança Cartilha de Orientação para Preparo, Armazenamento e Delivery.

Baixe a Cartilha de Orientação para Preparo, Armazenamento e Delivery

O material foi elaborado pela nutricionista e conselheira do CRN10, Elizabeth Diamantopoulos Neme. O objetivo, de acordo com ela, é orientar os manipuladores de alimentos sobre as boas práticas na produção de alimentos neste período de distanciamento social e tranquilizar a população para um consumo mais seguro.

As boas práticas nas cozinhas já eram existentes e preconizadas pela ANVISA, mas alguns cuidados foram incorporados na rotina, entre eles o uso da máscara e o distanciamento social, além de reforçar a importância da higienização mais frequente das mãos durante todo o processo de manipulação de alimentos e o uso de álcool em gel. “Havia divergências de algumas informações circulando nas redes sociais, o que acabava gerando uma certa insegurança nos empresários do setor de alimentação, por isso elaboramos a cartilha”, diz Elizabeth. Ela alerta que para evitar o contágio pelo coronavírus o mais importante nesse momento é lavar sempre as mãos, não levar as mãos ao rosto e tentar manter o distanciamento social (1,5 metros entre uma pessoa e outra).

A Cartilha traz orientações para recebimento, preparo e entrega de alimentos por delivery com o intuito de orientar consumidores finais, entregadores e a equipe responsável pela produção dos alimentos sobre os cuidados que devem ser redobrados neste período de pandemia. O material foi elaborado com base no Decreto Municipal Nº 21569 – 14/05/2020 da Prefeitura de Florianópolis, na Portaria Estadual Nº 256- 21/04/220 do governo de Santa Catarina, na Resolução RDC 216 (Resolução que norteia boas práticas em restaurantes), Nota Técnica 18/2020 e Orientações Gerais da Anvisa sobre Máscaras faciais de uso não profissional divulgado em 03/04/2020.

Para Elizabeth a melhor estratégia para diminuir os riscos de contaminação é a informação, por isso a elaboração da cartilha. Ela alerta para o número crescente de informações sem base científica circulando na mídia e pede que as pessoas tentem tirar suas dúvidas confirmando os dados com Nutricionistas ou profissionais da área de saúde. Ela chama atenção ainda para um número crescente de produtos de higiene sendo divulgados no mercado prometendo melhor limpeza ou descontaminação, cuja eficácia nem sempre é comprovada. “Temos que consultar as orientações da ANVISA sobre quais os produtos são recomendáveis”. Entre os diversos produtos que temos a disposição, a velha “água e sabão” é considerada muito eficaz”, diz Elizabeth.

Na Cartilha é possível encontrar dicas tanto para quem prepara, quanto para quem entrega e o cliente que vai receber a compra:

  • Cuidados do manipulador ao preparar alimentos
  • Cuidados no preparo dos alimentos
  • Cuidados de higiene ao embalar os alimentos para entrega
  • Cuidados de higiene para entregadores
  • Take out ou take away (orientações sobre recebimentos de pagamentos)
  • Cuidados de higiene para o cliente
  • Dicas de armazenamento das compras
  • Orientação de uso de máscara

Para acessar a Cartilha clique aqui

Cartilha de Orientação para Preparo, Armazenamento e Delivery

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *