Santa Catarina captura 550 toneladas de tainha em maio
04/06/2020
Espécie extinta pode voltar a repovoar Florianópolis
04/06/2020

Cronograma de retomada do transporte frustra comércio de Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 03/06/2020)

O anúncio de retomada do transporte coletivo a partir do dia 17 foi recebida com misto de alívio e frustração pelo comércio de Florianópolis, que esperava a liberação já a partir de segunda-feira, 8.

A manutenção da suspensão por mais nove dias, a partir da data liberada pelo governo do Estado, foi criticada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) em ofício enviado ontem à prefeitura e à Câmara de Vereadores.

Segundo o presidente Ernesto Caponi, o tempo de espera pela liberação do sistema é “demasiadamente longo a ser amargado pelas empresas, já duramente atingidas por sucessivas ações governamentais de combate da pandemia”.

De acordo com Caponi, a entidade acompanhou de perto o processo para a retomada do serviço, paralisado há 78 dias, e considera que o “planejamento está bem estruturado há quase três semanas”, o que não justificaria adiar ainda mais o retorno dos ônibus.

A CDL sustenta que os setores de comércio e serviços foram muito impactados com a suspensão das atividades desde o início da pandemia da Covid-19 e que a falta do transporte público contribui para agravar o cenário.

Os empresários não esperavam mais limitações no município, mesmo depois da autonomia dada pelo Estado às prefeituras: argumentam que “estudos comprovam que a doença está controlada em Florianópolis e no Estado”.

O prefeito Gean Loureiro (DEM), no entanto, tem resistido às pressões e deliberado as medidas de flexibilização com base nas avaliações epidemiológicas e estrutura de saúde disponível.

A estratégia tem dado certo. A Capital completou ontem 30 dias sem morte por Covid-19, taxa de letalidade em 0,8% e coeficiente de transmissibilidade entre 0,8 e 1,2, índice atribuído ao uso da máscara pela grande maioria da população.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *