Atividades presenciais seguem suspensas até 31 de julho no IFSC
16/06/2020
MPSC alerta sobre possível migração de alunos da rede privada para a pública em Santa Catarin
16/06/2020

Avanço do mar no Campeche é natural, mas construções às margens não

Para o oceanógrafo Gabriel Gomes, o processo de erosão é natural e ocorre em outras áreas do município, do Estado, do país e do mundo. Chamado de ‘balanço sedimentar’, o fenômeno precisa das dunas para fazer uma barreira contra as águas salgadas. As construções na areia, contudo, inviabilizam esse processo.

“A duna é a companheira da praia. Precisa dela para a erosão, mas o homem chegou muito próximo, tirou a proteção da onda do mar”, explica o pesquisador, que faz mestrado sobre o tema e monitora a região para uma dissertação na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Em imagens divulgadas no fim de maio, moradores mostraram os estragos na região. Em apenas uma noite, quatro casas foram interditadas por causa dos riscos. A Defesa Civil foi chamada e precisou bloquear o acesso a nove residências que tiveram as estruturas comprometidas. O local permanece sendo monitorado.

(Confira a matéria completa em ND, 15/06/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *