Paulo Eli diz que recuperação de SC será em U e pede apoio para retomada
15/05/2020
Conselho Gestor do FRBL mantém reuniões via videoconferência
15/05/2020

Laudo aponta que blocos submersos das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles precisam ser reforçados urgentemente em Florianópolis

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 15/05/2020)

O governo de Santa Catarina irá contratar uma empresa com dispensa de licitação para obras de recuperação de seis blocos de sustentação das Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, em Florianópolis. Um laudo da empresa RMG Engenharia, entregue em fevereiro à Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEI), aponta que três blocos da Ponte Colombo Salles e três da Ponte Pedro Ivo precisam ser “reforçados urgentemente” e que, sem as obras, a interdição das duas estruturas deveria ser uma das possibilidades.

O laudo técnico aponta desplacamento do concreto, corrosão, armaduras expostas e em processo de corrosão, e armaduras rompidas. Há uma obra em andamento de manutenção das pontes, mas esta não contempla os blocos de sustentação. A Secretaria Estadual de Infraestrutura trabalha com o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) para um contrato com dispensa de licitação e tem a expectativa para iniciar os trabalhos em Junho.

É um verdadeiro escândalo. Responsabilidade de todos os ex-governadores que mais se preocuparam com lançamento de obras novas e em colocar o nome em placa de inauguração. Manutenção de obras já existentes não dá voto e a falta disso traz um custo enorme para a sociedade. Quanto mais o tempo passa e as estruturas ficam sem manutenção, maior o risco e mais caro fica a sua restauração. Um péssimo exemplo de gestão. É a não gestão. Nos últimos anos, Governo e TCE ficaram quase três anos discutindo qual a modalidade de contratação para a recuperação das duas pontes.

O deputado estadual Bruno Souza (Novo) irá denunciar o caso nesta sexta-feira ao Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) e TCE.

A SEI se manifestou por nota:

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa que recebeu, em fevereiro, o estudo técnico para avaliar a parte estrutural dos blocos submersos das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles. O estudo aponta o que precisa ser feito de maneira emergencial e os serviços que podem ser realizados de maneira gradativa. Desde o conhecimento do estudo, a SIE está trabalhando em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Santa Catarina para iniciar o processo de dispensa de licitação para contratar empresa com expertise nos serviços que precisam ser realizados emergencialmente. A previsão é que os trabalhos emergenciais sejam iniciados em junho.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *