Floripa Sustentável diz que UFSC e Udesc, sem aulas na graduação, pararam no tempo
18/05/2020
COVID-19:Florianópolis possui mais de 50 pontos de testagem
19/05/2020

Coleta de big data para o Participact Brasil é tema de defesa de mestrado nesta quarta na Udesc Esag

Plataforma inclui aplicativo para que cidadãos apontem problemas urbanos - Foto: Divulgação/Participact Brasil

Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem mais uma defesa de dissertação nesta quarta-feira, 20.  Esta é a segunda defesa de mestrado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc feita em ambiente on-line, em razão das restrições para controle da pandemia de Covid-19.

A defesa começa às 11h e poderá ser acessada no link abaixo. Denilton Luiz Darold defenderá perante a banca examinadora, para obtenção do título de mestre, a dissertação “Data Lake: Proposta de Arquitetura Big Data para o Projeto Participact Brasil”. A pesquisa foi orientada pelo professor Carlos Roberto De Rolt.

Clique aqui para assistir à defesa da dissertação
(nesta quarta-feira, 20, a partir das 11h)

O trabalho propõe uma arquitetura de big data (coleta e processamento de dados em massa) para o projeto Participact Brasil, plataforma e aplicativo da Udesc Esag que usa dados públicos e de colaboração dos cidadãos para auxiliar a gestão das cidades.

A proposta segue o conceito de data lake, que permite a recepção dos dados sem prévia estruturação, para posterior tratamento e modelagem. No modelo mais comum, os dados são transformados antes de serem carregados na plataforma, o que pode ser um gargalo.

O sistema foi avaliado com demonstração em cenário de uso no estudo da população flutuante de Florianópolis. Um algoritmo de machine learning foi criado para estimar a variação dessa população e atendeu aos objetivos previstos.

Defesa pública

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (10h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

As defesas dos trabalhos finais (dissertações), resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo dos dois anos de curso de mestrado, são feitas perante uma banca examinadora de professores e necessárias para obtenção do título de mestre. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

(UDESC, 18/05/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *