Campanha da Udesc Cefid doa alimentos e produtos de higiene em Florianópolis
01/04/2020
Em projeto inovador no País Prefeitura de Florianópolis começa a usar smartphones para combate ao coronavírus
01/04/2020

UFSC coordena desenvolvimento de equipamentos médicos de emergência

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lidera uma rede de mais de 100 pesquisadores que adaptam ou desenvolvem respiradores, além de produzir acessórios de proteção a profissionais de saúde, para enfrentar a pandemia causada pelo novo Coronavírus. “Como o mundo inteiro vive esse problema, ninguém está disposto a exportar nenhum equipamento”, diz Thiago Holtgebaum, egresso de Engenharia Mecânica que coordena o projeto Ventiladores Mecânicos do grupo EME (Equipamentos Médicos de Emergência).

O primeiro protótipo está prestes a ser concluído, graças ao esforço de alunos, professores, técnico-administrativos, médicos, entre outros profissionais. “Este projeto compartilha o conhecimento de vários pesquisadores, aplicando a Engenharia com eficiência e simplicidade, visando atender a uma demanda urgente de equipamentos complexos necessários neste momento”, explica o professor Henrique Simas, colaborador da equipe pelo Departamento de Engenharia Mecânica (EMC).

No que se refere ao projeto de Ventiladores Mecânicos, há diversas ações em andamento. A mais avançada pretende automatizar balões de reanimação a partir de um conceito simples, que utiliza componentes hospitalares bem conhecidos pelo mercado. A equipe partiu do modelo de ventilador desenvolvido pela USP e o está replicando para fazer os primeiros testes, em paralelo a pesquisas usando o chamado Conceito UFSC. “Queremos que funcionem e cumpram seu papel como sistema de ventilação, sem o custo de equipamentos mais complexos”, ressalta Thiago, mestre em Engenharia e que atualmente faz doutorado no Posmec.

Uma segunda vertente tem por objetivo criar um ventilador mais complexo, capaz de controlar variáveis diferentes, porém ainda com itens nacionais já disponíveis, cumprindo as exigências da Anvisa. No âmbito desse projeto, há duas frentes de trabalho. Uma trabalha com conceito puramente mecânico e busca aprimorar o uso de mini-ventiladores pulmonares (utilizados em ambulâncias, por exemplo). A outra se baseia em conceito microprocessado e tem como meta desenvolver um ventilador no formato o mais próximo possível do que é encontrado atualmente no mercado.

O EME também produz, geralmente por impressão 3D, acessórios como máscaras de boca e nariz, e escudos faciais (face shield). A equipe é composta pelos professores Daniel Martins (coordenador geral), Carlos Rodrigo de Mello Roesler (vice-coordenador), Humberto Reder Cazangi (coordenador operacional). Além desses e de muitos outros professores, estudantes que frequentam ou frequentaram a UFSC estão no grupo, entre eles Guilherme Pagatini, que hoje mora na Itália.

Dos poucos recursos financeiros de que dispõem, estão aproximadamente os R$13.000,00 recebidos da Apufsc, para compra de peças para montagem de Ventiladores Pulmonares, e de material (filamentos) para confecção de máscaras.

Igualmente dedicado a pesquisas e à arrecadação de fundos, o Polo (Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica), com apoio da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação(Feesc), abriu uma conta para recebimento de doações de Pessoas Físicas e Jurídicas, para combater a pandemia de Covid-19. Qualquer valor é bem-vindo!

Banco do Brasil
Agência 3582-3 – Pública
Conta corrente 203.013-6
Nome: Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina
CNPJ: 82.895.327/0001-33

(UFSC, 31/03/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *