Maricultores apostam em delivery para driblar a crise, em Florianópolis
06/04/2020
Pesquisa aponta que 65% dos moradores da Grande Florianópolis defendem isolamento social
06/04/2020

Entidades de SC defendem cortes de privilégios do poder público

As dificuldades que União, governos e prefeituras têm a enfrentar nos próximos meses para manter os serviços públicos e o combate à Covid-19 com o mesmo orçamento que não previa uma pandemia como a que o País está vivendo.

O Grupo ND sugere que esse é o momento para que os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e o Ministério Público ajam em favor de todos os brasileiros e reduzam, por três meses, os salários dos funcionários públicos, com exceção dos servidores que atuam nas áreas de saúde e segurança.

O presidente da Fecam (Federação dos Municípios de Santa Catarina), Saulo Sperotto, afirmou que todos os poderes devem dar sua contribuição e se adequar para enfrentar a crise.

No caso dos municípios, Sperotto, que é prefeito de Caçador, disse que todos foram orientados a paralisar qualquer investimento ou novo programa para canalizar os recursos na área da saúde.

“Precisamos todos fazer uma reflexão profunda sobre todos os custos administrativos. Nos últimos anos a economia ficou estagnada, mas a folha de pagamento, por exemplo, cresceu vegetativamente e não para de crescer. Isso tira a possibilidade de investimentos”, salientou Sperotto.

Segundo a avaliação do presidente da Fecam, os municípios vão enfrentar problemas para honrar compromissos, como pagar servidores e fornecedores. “Todos serão afetados pela desaceleração da economia. Caçador é o sexto exportador de Santa Catarina e já sente os reflexos da crise. Se os municípios pararem, para o Brasil”, afirmou.

Para Sperotto, os governos dos estados e o federal devem ajudar os municípios, que são os principais responsáveis por cuidar das pessoas.

“Nós do executivo podemos e devemos nos ajustar, mas os outros poderes têm que fazer a parte deles. Há muitas reformas a serem feitas, muito a ser revisto. Daqui para frente, após a pandemia, vamos viver um momento muito diferente do que conhecemos até agora”, disse.

(Confira a reportagem completa em ND, 06/04/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *