Santa Catarina é considerada um polo de empresas no setor de games e jogos digitais, com uma diversidade de gêneros que vai do eSports a gamification. As iniciativas fortalecem o ecossistema da economia criativa e geram interesse para este cenário que é favorecido por mercado de trabalho, incentivos públicos e ofertas de cursos.
Mercado de trabalho
“Você pensar na estrutura de um jogo é pensar numa cadeia inteira de produção com roteiro, game designer que é quem desenha a estrutura do jogo, áudio, artista 2D de animação, direção de arte, programador, big data”, afirma diretor vertical de economia criativa da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Arthur Nunes.
Capacitação
Para quem busca ferramentas para se profissionalizar no mercado de trabalho, Florianópolis oferece caminhos e alternativas desde a infância.
“Desde a criança que começa com atividades, por exemplo, o governo do estado oferece um curso chamado novos talentos pelo Ciasc [Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina], onde ela consegue experimentar como é desenvolver um jogo”, disse.
Também há opções para público adulto. “Para outra camada você tem os cursos profissionalizantes que também são oferecidos como programação para jogos bem específicos. No nível superior, você tem algumas universidades particulares que já tem foco totalmente no digital”.
Nunes ainda destaca a opções de cursos específicos. “Por exemplo, de 3D, de 2D, de animação, de som. Enfim, é uma gama grande de capacitação que já existe no estado para esse segmento”, afirma.
Setor promissor
Para Juliano Cristian, líder de comunidades Lumberyard, o mercado de games está em constante evolução.
“Tem grandes empresas e corporações investindo na indústria de jogos para divulgar seus produtos, marcas e serviços. Além da área educacional, da indústria criativa, e do entretenimento onde esses jogos entram como uma ferramenta a mais para você vender e divulgar o seu produto. Nesse sentindo, levamos várias ferramentas para os desenvolvedores de uma forma que eles consigam entregar o melhor jogo”, explica.
(G1SC, 08/03/2020)
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analíticos". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessários". |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
collect | sessão | Usado para enviar dados ao Google Analytics sobre o dispositivo e o comportamento do visitante. Rastreia o visitante através de dispositivos e canais de marketing. |
CONSENT | 2 anos | O YouTube define este cookie através dos vídeos incorporados do YouTube e regista dados estatísticos anônimos. |
iutk | 5 meses 27 dias | Este cookie é utilizado pelo sistema analítico Issuu. Os cookies são utilizados para recolher informações relativas à atividade dos visitantes sobre os produtos Issuuu. |
_ga | 2 anos | Este cookie do Google Analytics registra uma identificação única que é usada para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
_gat | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para limitar a taxa de solicitação. |
_gid | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para distinguir usuários e gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
IDE | 1 ano 24 dias | Os cookies IDE Google DoubleClick são usados para armazenar informações sobre como o usuário utiliza o site para apresentá-los com anúncios relevantes e de acordo com o perfil do usuário. |
mc .quantserve.com | 1 ano 1 mês | Quantserve define o cookie mc para rastrear anonimamente o comportamento do usuário no site. |
test_cookie | 15 minutos | O test_cookie é definido pelo doubleclick.net e é usado para determinar se o navegador do usuário suporta cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 meses 27 dias | Um cookie colocado pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o usuário obtém a nova ou a antiga interface do player. |
YSC | sessão | O cookie YSC é colocado pelo Youtube e é utilizado para acompanhar as visualizações dos vídeos incorporados nas páginas do Youtube. |
yt-remote-connected-devices | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt-remote-device-id | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt.innertube::nextId | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |
yt.innertube::requests | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |