IMA lança chat online para facilitar atendimento em tempos de coronavírus
24/03/2020
MPSC e PROCON emitem nota técnica para orientar supermercados quanto a preços abusivos
24/03/2020

Santa Catarina vai utilizar aparelhos veterinários no tratamento de pacientes com coronavírus

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 22/03/2020)

Santa Catarina vai utilizar respiradores mecânicos veterinários para ventilação pulmonar de pacientes com coronavírus nas unidades hospitalares. Essa é uma das ações da força-tarefa criada pela Associação Catarinense de Medicina (ACM), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e Secretaria Estadual da Saúde. A ideia é comprar ou pegar emprestados equipamentos veterinários e adaptá-los para o uso nos pacientes hospitalizados. Já há uma equipe rastreando em Santa Catarina e no Brasil onde existem essas máquinas.

Trata-se de uma medida alternativa na falta dos aparelhos convencionais. É um plano de contingência. Uma empresa de São Paulo tem grande potencial para fornecer as máquinas.

Claro que a prioridade é comprar e consertar os ventiladores para humanos, trabalho que já foi iniciado. Há, entretanto, uma dificuldade para encontrá-los no mercado.

Call Center

A empresa Flex Call Center, de Santa Catarina, está atuando, de forma voluntária, para ligar para todas as unidades de saúde e fazer um levantamento de quantos ventiladores mecânicos existem em Santa Catarina. São dois desafios: a falta dos equipamentos no mercado e a capacitação de pessoal para operar as máquinas.

– Nós temos a situação onde existe o equipamento mas ele está parado, porque não existe pessoal, mobiliário e nem espaço para ele operar. E há a situação onde tem pessoal, mobiliário mas não tem a máquina – explicou o presidente da ACM, Ademar de Oliveira Paes Junior.

Indústria Catarinense

Várias indústrias catarinenses estão nessa operação e atuando de forma 100% voluntária. Além da Flex, destaca-se, ainda G7 e LifesHub. Os ventiladores de respiração pulmonar que foram substituídos por algum motivo, como falta de peças ou danos, terão o olhar de uma equipe de Joinville para fazer a manutenção dessas máquinas. A indústria automobilística do norte e o setor metalmecânico irão produzir peças em impressora 3d.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *