Coronavírus em SC: Secretaria Estadual da Saúde desestimula lavagens de ruas e alerta sobre estiagem
25/03/2020
Pesquisa atualiza números e já contabiliza mais de 10 mil espetáculos cancelados em SC
25/03/2020

Presidente da Comcap pede para população de Florianópolis descartar só o lixo necessário

(Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação)

Com o estado de Santa Catarina vivendo o período de quarentena, a população está ficando em casa e consequentemente aumenta a produção do lixo nas residências. Este aumento preocupa a Comcap que precisou diminuir o número de funcionários nas ruas para evitar a exposição e assim diminuir os riscos de contaminação pelo coronavírus. Por conta disso, o pedido é que a população de Florianópolis deposite nas lixeiras somente o necessário.

Com o isolamento social, aumentou a produção de resíduos residenciais e automaticamente diminuiu os comerciais, já que os restaurantes estão fechados e as pessoas passaram a fazer suas refeições em casa, aumentando assim a produção lixo nas residências. Com este aumento, o presidente da Comcap, Márcio Luiz Alves, em entrevista à CBN/Diário, pediu para que as pessoas descartem apenas o necessário. “A população só deve colocar na rua resíduos orgânicos e que geram odor, como lixo de banheiro e de cozinha”, afirmou.

O presidente ainda avisou que a coleta seletiva está suspensa na capital do estado e, por isso, resíduos como latas, papelão e vidros devem ser armazenados em casa. “Tudo o que for colocado na rua será considerado orgânico. As cooperativas não estão recebendo, e não podemos correr risco de contaminação”, explicou Márcio Luiz Alves.

Pelo risco de contaminação pelo coronavírus, a Comcap está atuando em caráter excepcional. O presidente coloca que foram afastados cerca de 200 funcionários que fazem parte do grupo de risco. Por outro lado, 60 temporários foram contratados e os da coleta seletiva foram deslocados para a orgânica.

Outro ponto que chama a atenção é que como as pessoas estão em casa, uma das atividades é a limpeza das residências e o material que estava estocado acaba descartado em maior número, o que aumenta o lixo na porta das casas. Nesta terça-feira (24), até o meio da tarde, aproximadamente 290 toneladas de lixo foram recolhidas e as outras 40 ainda seriam retiradas até o final do dia.

Ouça a entrevista de Márcio Luiz Alves, presidente da Comcap:

(NSC, 24/03/2020)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *