Alerta: Tripulantes de Navio Costa Favolosa que desembarcou em Santos devem procurar a Vigilância Epidemiológica
20/03/2020
Florianópolis sai na frente com iniciativa inédita e já trabalhava com serviço semelhante a telemedicina
20/03/2020

Coronavírus: Acij propõe trazer experiência da China frente à doença e faz doações a hospitais

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 19/03/2020)

Sem apresentar casos novos de coronavírus há dois dias, a China, que foi o epicentro da doença, desenvolveu práticas que podem ajudar a combater o problema em Santa Catarina. É com esse foco que o presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), João Joaquim Martinelli, oferece a alternativa de trazer para o governo do Estado mais informações sobre essa experiência chinesa, tanto no combate ao coronavírus nas cidades, quanto nas empresas. O Norte do Estado tem três multinacionais com fábricas na China: a Embraco (Nidec), que foi a primeira multinacional brasileira a abrir fábrica por lá, a Whirlpool e a WEG. Elas podem compartilhar essas experiências.

– Queremos apresentar ao governo do Estado sugestões de como manter a economia funcionando sem causar problemas sanitários. Temos empresas daqui que viveram a experiência na China. Lá o governo determinou uma série de regras, elas cumpriram e conseguiram superar o problema – afirma Martinelli.

Doações aos hospitais

A Acij também iniciou hoje uma campanha junto aos seus associados, de doações de recursos para adquirir equipamentos ao setor de saúde. Serão máscaras, álcool gel, luvas, respiradores, macas e outros itens necessários para tratar casos de coronavírus.

– A gente quer ajudar, atender as necessidades. Todo o setor público tem prazos para fazer compras. As empresas, o setor privado, são mais ágeis. Esse é o lado de cuidar da comunidade, de cuidar dos nossos colaboradores, das famílias. Esse é o lado social – explica o presidente da associação.

Ao comentar sobre a pandemia que atinge o mundo, Martinelli diz que “é uma guerra sem bomba”. Segundo ele, as guerras são possíveis de controle se as partes têm bom senso. E essa guerra do coronavírus a gente não aprendeu como controlar. Ele observou também que a Acij não pretende apresentar pleitos econômicos, pedidos de ajuda ao Estado. Apenas que colaborar. E ao doar equipamentos para Joinville, permite que o governo ajude municípios menores, que também terão que tratar doentes da pandemia.

Por meio de uma videoconferência, Martinelle e outros diretores da Acij conversaram com o infectologista Luiz Henrique Melo.

A Acij criou um comitê de crise do coronavírus com duas frentes. Uma econômica, liderada pelo presidente da Tupy, Fernando de Rizzo; e uma sanitária, liderada pelo presidente da Catarinense Pharma, Adriano Bornschein Silva.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *